A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai ampliar a rede de distribuição de água e executar outros benefícios, investindo com recursos próprios R$ 500 mil no município de Parelhas. Com o melhoramento, a Caern irá resolver os problemas de abastecimento, principalmente para os moradores das partes mais altas da cidade seridoense, que terão a oferta de água reforçada em 50 mil litros por hora. A expectativa é de que os editais para a obra e compra dos materiais sejam publicados ainda esta quinzena. O serviço tem prazo de 60 dias para a conclusão, após a expedição da ordem inicial de serviços.
A Companhia vai assentar 3,5 quilômetros de rede de distribuição, sendo 2 quilômetros de substituição da antiga tubulação de cimento amianto por PVC e 1,5 quilômetro de nova rede, levando água de boa qualidade para mais 130 famílias, que terão suas casas abastecidas. O sistema vai ganhar ainda um reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros. O serviço vai beneficiar outras 214 famílias, que também terão os ramais substituídos, garantindo o fornecimento de água de forma mais eficiente.
Em todas as regiões, o Governo do Estado, através da Caern, está investindo mais de R$ 1 bilhão na execução de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, realizando o maior programa de saneamento básico da história do Rio Grande do Norte. Com a conclusão das obras em andamento e daquelas que serão iniciadas, com recursos já assegurados, o Rio Grande do Norte terá a área saneada dobrada, em Natal e no interior.