Exposição nos Mananciais da Serra (PR) encerra a 16ª Semana de Museus na Sanepar

Área de preservação em Piraquara exibe a história da “Casa da Memória dos Mananciais”

 Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

Casa da Memória – Mananciais da Serra

No sábado (19) os Mananciais da Serra, em Piraquara, abrem para visitação pública com a inauguração da exposição “Casa da Memória dos Mananciais”. Na mostra será possível conhecer um pouco da história da Casa da Memória, edificação do Patrimônio Histórico da Sanepar em fase final de reconstrução. O imóvel foi consumido por um incêndio em agosto de 2015.

O evento marca a participação da Sanepar, por meio do Museu do Saneamento, na 16ª Semana de Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, a edição 2018 traz como tema “Museu Hiperconectados”.

Para o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima “é um desafio delinear uma programação museológica capaz de conectar pessoas tão diversas. Fazer com que o público hightech deixe as mídias para conectar-se presencialmente e, ao mesmo tempo, manter viva a relação com os não-conectados, os chamados off-line”.

Junio avalia que, atividades como a Semana de Museus, são oportunidades para valorização da memória social, propondo novas formas de “conexão” entre Cultura e Sociedade. “Precisamos nos reinventar, elaborar novas estratégias para alcançar pessoas diferentes, mas com uma vontade enorme de saber mais sobre uma história ‘escondida’ sob seus pés”, completa Junio.

A visitação pública à Exposição e aos Mananciais da Serra é gratuita, e pode ser conferida até 17h de domingo (20). Na entrada é necessário fazer um cadastro. Há local para estacionamento, mas um trecho só pode ser feito à pé. É proibida a entrada de animais, assim como nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se ao visitante o uso de roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar lanche, devendo-se recolher todo lixo produzido no local.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, pela Prefeitura de Piraquara, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Parque Estadual Pico do Marumbi.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “CASA DA MEMÓRIA DOS MANANCIAIS”

E VISITA AOS MANANCIAIS DA SERRA

DIAS 19 E 20/05 –  DAS 8H30 ÀS 17H

ESTRADA DA BARRAGEM, S/N – VILA FUCK (ENTREMAR), PIRAQUARA

Entrada franca. Integra a 16ª Semana dos Museus – eventos.museus.gov.br

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores