Por Juliana Schincariol – Valor Econômico
13/06/2019 – 05:00

O advogado Marcos Pinto será o novo diretor de mercado de capitais do BNDES, apurou o Valor. O executivo terá como função a venda de participações da BNDESPar, sociedade de participações do banco de fomento. Mestre em direito pela Universidade de Yale e doutor pela USP, o novo diretor atuou como assessor no BNDES de 2005 a 2007. Foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a partir de julho de 2007 até dezembro de 2010. E depois de ter deixado o regulador, passou a ser sócio da Gávea Investimentos.

Na terça, o BNDES anunciou uma reorganização em sua diretoria de investimentos, que foi dividida. O banco de fomento informou que a “diretoria original” será responsável por setores como privatizações, estruturação de projetos e relações com o governo. Vão ficar sob responsabilidade dessa diretoria as tratativas em torno da venda de ativos públicos e a transferência da prestação desses serviços para o setor privado, inclusive no caso de saneamento. Segundo uma fonte, essas atividades serão agora conduzidas por Eliane Lustosa, que respondia desde 2016 pela área de mercado de capitais.

Já a diretoria de Marcos Pinto terá como foco o alinhamento da carteira do banco às suas atuais necessidades. A chegada do executivo ocorre no momento em que o governo tem discutido o futuro da BNDESPar. Está em estudo se a área deveria vender toda sua carteira ou se teria um perfil mais enxuto, conforme noticiado pelo Valor. Procurado, o BNDES não comentou a indicação. Duas fontes asseguram, porém, sua escolha.

A nova diretoria será responsável pela venda das participações maduras, incluindo fundos de investimentos, e fatias do banco de fomento em empresas listadas ou não. Ao final de março, a carteira da BNDESPar era avaliada em R$ 107 bilhões, em um total de 37 companhias.