Estudantes fazem visita técnica à estação de tratamento de esgoto de Barreiras

Os acadêmicos do 2º e 4º semestres do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) visitaram, na última quinta-feira (23), as instalações da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras. Na oportunidade, 16 estudantes participaram da visita técnica inserida na programação da Semana da Água da Embasa e do I Seminário de Águas, Saneamento e Meio Ambiente da Ufob. Com a entrada em operação em 2014, a estação trata os esgotos domésticos coletados em cerca de 60% da sede municipal de Barreiras, beneficiando cerca de 27 mil imóveis com o serviço de esgotamento sanitário. Embora já tenha familiaridade com a temática relacionada ao sistema de tratamento de esgoto, a estudante Milena Maia explica que é a primeira vez que visita de perto uma estação de tratamento. “É importante conhecer e ver como é aplicado na prática o funcionamento dessa estrutura que só víamos nos livros em sala de aula”, afirma. O professor José Leonardo Vanderlei ressaltou a parceria com a Embasa na realização da visita técnica. “É um momento importante para que os estudantes possam visualizar todo o empreendimento de um sistema de esgotamento sanitário em detalhes”, pontua.
Os engenheiros da Embasa, Patrick Alves e Lucas Rizzutu, apresentaram as estruturas que integram a estação que trata os esgotos domésticos de Barreiras. A estação foi projetada com capacidade média para tratar 266 litros por segundo de esgoto, antes de voltar o rio Grande, já dentro dos padrões de lançamento de efluentes determinados pela legislação ambiental. A visita técnica foi organizada pela assistente social da Embasa, Geisa Mendes, que reforçou a importância de evitar jogo lixo e escoar água na rede de esgoto. A implantação da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras contemplou um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões do Governo do Estado, por meio da Embasa, na modernização e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account