Estação de Tratamento de Esgoto em Águas Lindas recebe autoridades em dia de vistoria

O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, e o diretor de Produção, Marco Túlio de Moura Faria, visitaram as obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Águas Lindas, na tarde da última quinta-feira (13), acompanhados do secretário da Cidades e Meio Ambiente (Secima), Vilmar  Rocha, e do governador de Goiás, Marconi Perillo, que pretende inaugurar o sistema com o Presidente da República, Michel Temer, neste ano.
Em fase final de obra, a nova estação conta com capacidade para atendimento a uma população de cerca de 150.000 habitantes e já encontra-se em fase inicial de operação, com o enchimento de suas principais etapas como tratamento preliminar de esgoto, reatores anaeróbicos, lagoas aeradas, área de desidratação de iodo e a desinfeção de efluentes com ultravioleta. A ETE Águas Lindas é fruto do Consórcio Saneago-Caesb e prevê tratamento com remoção superior a 92% de matéria orgânica e quase 99% de patógenos.
De acordo com informações da Caesb, a ETE Águas Lindas ainda poderá produzir gás metano de forma segura, não causando “Efeito Estufa”, com a possibilidade de produção de composto para uso em atividades agrícolas e recuperação de áreas degradadas. A estação ainda possui área prevista para expansão, que permitirá, em uma segunda etapa, atender ao dobro da população inicialmente prevista. O investimento na unidade é de mais de R$ 100 milhões, segundo o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.
“Esta estação marca, de forma histórica, as vantagens da parceria entre a Prefeitura de Águas Lindas, Caesb e Saneago porque vai gerar 100% de saneamento, no serviço de coleta e tratamento de esgoto, e de oferta de água tratada. Vamos melhor atender uma cidade com mais de 240 mil habitantes e com grande crescimento. Com um serviço moderno, de qualidade e de referência no tratamento do esgoto. Vamos ainda tratar o esgoto e devolver uma água com boa qualidade para a bacia do Descoberto, que é responsável pelo abastecimento do Distrito Federal”, frisou Jalles.
Segundo o governador Marconi Perillo, a obra é uma das mais importantes da região do Entorno do Distrito Federal e irá universalizar o serviço para todo o município. “É uma obra de extrema importância para todos, que atenderá os princípios de saúde e cuidado com o meio ambiente. Poucos municípios do Brasil têm um sistema tão moderno, resultado da parceria entre o Governo de Goiás, GDF e prefeitura de Águas Lindas, esta última, tem uma importante participação na consolidação do sistema de esgotamento sanitário”, disse.
Também estiveram presentes na vistoria o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango; o presidente interino da Caesb, Fábio Albernaz Ferreira, e vários vereadores e secretários do município, bem como o diretor de Engenharia da Caesb, Marcos Mello; técnicos em saneamento que atuam no Consórcio e secretários municipais de Águas Lindas e vereadores

Fonte: Assessoria de Comunicação da Saneago

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account