Equipe da Casan esclarece moradores de Concórdia (SC) sobre obras de esgoto em evento neste sábado

Profissionais que atuam no Projeto Socioambiental integrado às obras de esgotamento sanitário de Concórdia participam neste sábado (28) de ação da Administração Municipal para reforçar a importância da medicina preventiva.
A assistente social Débora Ruviaro e a psicóloga Rafaella Andrade Barni estarão na Rua Coberta, a partir de 7h30min, para esclarecer dúvidas dos moradores e compartilhar informações sobre os benefícios do saneamento básico para melhoria da saúde e qualidade de vida da população.

Débora Ruviaro destaca que apesar da prevenção da saúde da mulher e do homem aparentemente não estar relacionada ao assunto esgotamento sanitário, o saneamento básico também faz parte da saúde pública.

“Falar de tratamento de esgoto é falar de saúde da população. Por isso, estaremos contribuindo com o evento da Prefeitura e informando a comunidade, uma ação muito importante neste momento em que as obras se iniciam na área central da cidade”, afirma Débora.

Saiba Mais:

O que é esgoto?

Chamamos de esgoto a água que resulta do banho, da descarga do vaso sanitário, da lavação de louças e roupas, entre outras atividades. Os resíduos líquidos das residências formam os esgotos domésticos, e os de fábricas recebem o nome de esgotos industriais.

O que há no esgoto doméstico?

O esgoto das residências é composto por 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, como bactérias, vírus, vermes e protozoários, que são liberados junto com os dejetos humanos.
Por que o esgoto precisa ser tratado?

O esgoto contém substâncias que favorecem o crescimento de diversos micro-organismos e possui matéria orgânica que pode poluir o ambiente. O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças.

Além disso, é fundamental tratar para conservar os ambientes naturais, pois o despejo de esgoto nas águas dos rios ou no mar provoca poluição e pode provocar a morte de peixes e de outros seres aquáticos. A destinação inadequada de esgotos sanitários é uma das principais causadoras da poluição do solo, de águas subterrâneas, de mananciais de superfície e de cursos d’água.
Qual a importância de um sistema público de esgotamento sanitário?

São diversos benefícios, especialmente para a saúde da população. Dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que 70% da mortalidade infantil até cinco anos é motivada por doenças que poderiam ser evitadas com uma adequada estrutura de saneamento. Além disso, estudos apontam que a cada um real investido em saneamento se economiza quatro em saúde pública.

O tratamento em larga escala nas cidades também é fundamental para preservação dos mananciais, onde a água é coletada para abastecimento da população. Há ainda benefícios do ponto de vista econômico, com valorização dos imóveis.

O SES Concórdia

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Concórdia é uma obra que está sendo executada com um investimento de R$ 40,3 milhões. Quando finalizada, permitirá que o município passe de um índice de 6,7% para 42% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto. Mais de 25 mil habitantes serão beneficiados. O objetivo é proporcionar mais saúde e bem-estar para a população, além de garantir a preservação do meio ambiente.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores