Emissário Submarino de Santos: quase 40 anos de existência a 12 metros de profundidade

Quem visita a Baixada Santista, mais precisamente, o Parque Municipal Roberto Mário Santini, em frente ao bairro José Menino, em Santos, não imagina que sob o local, utilizado para lazer e atividades físicas, passa um extenso emissário submarino da Sabesp com quase 40 anos de existência e grande contribuição para a população. A estrutura foi fundamental para que a cidade chegasse ao patamar atual, sendo considerada a 4ª melhor saneada do país de acordo com o Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil.
O equipamento foi inaugurado em 1978 e implantado a 12 metros de profundidade com a finalidade de lançar os esgotos sanitários das cidades de Santos e São Vicente em alto-mar, após passarem pelo devido tratamento. A tubulação de 1,75 metro de diâmetro, inicialmente, tinha quatro quilômetros de extensão, permitindo, assim, que as correntes marítimas afastassem os dejetos da orla da praia.
Alguns anos depois, em 2009, o emissário foi ampliado. Com os investimentos do Programa Onda Limpa, a maior iniciativa para recuperação ambiental do litoral brasileiro, ele recebeu 425 metros de dutos.
Na época, para transportar a tubulação foi necessário o apoio de 25 embarcações, 15 mergulhadores e dois helicópteros. A instalação aconteceu em duas etapas: a primeira, realizada durante a madrugada, contemplou o transporte dos tubos até a ponta do emissário; a segunda aconteceu pela manhã, depois que a tubulação estava posicionada e alinhada.
Hoje, passados oito anos, o emissário submarino de Santos possui uma vazão de sete mil litros por segundo, o equivalente a 25,2 milhões de litros por hora, sendo capaz de atender ao crescimento populacional dos próximos 30 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sabeso

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores