Embasa retoma captação na Barragem da Leste para os municípios baianos de Queimadas e de Santaluz

Com as chuvas que caíram recentemente na região, o nível da Barragem da Leste chegou ao seu volume máximo. Com isso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retomou, há cerca de um mês, a operação do sistema de abastecimento de Queimadas e Santaluz, captando água deste manancial para tratar e distribuir aos dois municípios baianos.

A captação implantada emergencialmente na Barragem da Fazenda Correnteza ficará disponível para o caso de necessidades futuras. “Foi uma estrutura que fizemos, de maneira emergencial, para superação da crise hídrica que atingiu os dois municípios, com o colapso da Barragem da Leste. Com ela, conseguimos dar continuidade ao abastecimento e superar a crise”, ressalta o gerente da unidade regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.

A recuperação do volume de água na Barragem da Leste foi possível graças à chegada de chuvas na bacia do Rio Itapicuru e à elevação da capacidade de armazenamento no manancial. Cerca de 90 mil metros cúbicos de areia foram retirados pela Embasa durante os serviços de desassoreamento na barragem, nos quais foram investidos cerca de R$1 milhão.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores