EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Caerr executa cronograma de serviços para o combate às perdas

Um dos maiores desafios das empresas de saneamento do Brasil é a implantação eficaz de programas de controle de perdas e boas práticas de gestão de projetos. Baseado nessa realidade, a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos e Roraima) está investindo no conhecimento técnico de seus colaboradores para identificar as falhas e gargalos existentes e que potencializam as perdas dentro da Companhia.
Para isso, o consultor em eficiência energética Sebastião Coura veio de São Paulo-SP para acompanhar todo o cronograma de execução dos serviços realizados pela Caerr, com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação.
“Somos pioneiros nesse mercado e auxiliamos nossos clientes de forma efetiva no alcance de metas consistentes e sustentáveis nos índices de perdas, pois envolvemos de forma integrada os diversos departamentos e áreas da empresa, dando metas aos colaboradores envolvidos”, explicou o consultor, Sebastião Coura.
Inicialmente, foram feitos análises de consumos, gastos, custos operacionais com energia e indicadores de eficiência, além de uma vistoria geral nas dependências da Companhia.
Ao longo do processo, serão desenvolvidos no cronograma de serviços estudos sobre as opções tarifárias para a Caerr e caracterizar causas comuns que oneram os gastos, diagnóstico do uso e oportunidades de melhoria da eficiência energética, além de uma nova formatação de Projeto de eficiência energética.
“É necessário discutir esse tema com muita responsabilidade, pois grande parte das Companhias de saneamento passam por essa dificuldade. O controle de perdas é um tema muito recorrente e foi uma decisão acertada do presidente da Caerr em trazer um profissional de renome para esse diagnóstico. Vamos ampliar nosso conhecimento com a vinda desse consultor na nossa empresa”, destacou o coordenador de Controle de Perdas e Medições Hidráulicas e Elétricas da Caerr, Ornélio Hinterholz Júnior.
Em maio, Coura retorna à Companhia para fazer a entrega dos produtos e a transferência tecnológica, momento em que os colaboradores envolvidos receberão a capacitação necessária para dar prosseguimento ao cronograma.
Para o presidente da Caerr, Danque Esbell, a medida traz benefícios para Companhia. “Precisamos nos organizar ainda mais e reduzir os custos de energia, além de ampliar nossa excelência operacional. Aplicando essa experiência trazida de fora, buscaremos cada vez mais resultados significativos e sustentáveis”, garantiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caerr

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores