Dia Mundial do Meio Ambiente: plano de investimentos da Casan avança esgotamento sanitário em SC

Por Assessoria de Comunicação da Casan

Estação de Tratamento de Esgotos de Braço do Norte, entregue no final de 2017

Santa Catarina possui em execução um pacote de obras em uma área estratégica para conservação ambiental: o esgotamento sanitário. O processo de ampliação dessa infraestrutura faz parte do Plano de Investimentos da Companhia Catarinense de Saneamento (Casan), que prevê recursos de R$ 1,6 bilhão somente para a área de esgotamento sanitário. A meta é levar o Estado a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento. Atualmente o índice de cobertura com coleta e tratamento no Sistema Casané próximo de 30%.

No grande canteiro de obras espalhado pelo Estado estão em andamento trabalhos para implantação de redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias, emissários e estações de tratamento em diversos municípios catarinenses (veja abaixo). Em outros as obras foram entregues nos últimos anos e os sistemas estão em operação.

 “Sabemos que ainda temos que avançar muito, mas é um conjunto histórico de obras que vai resultar em mais saúde e qualidade de vida aos catarinenses, e mais condições de desenvolvimento sustentável para os municípios”, diz o Diretor de Operação e Expansão da Casan, engenheiro Fábio Krieger.

Essa infraestrutura que vai trazer mais qualidade de vida e saúde para a população, além de condições de proteção do ambiente. O descarte irregular de esgoto no ambiente é uma das principais causas de poluição nas cidades, no mar, nas praias, nos mangues, nos cursos d´água que deveriam ser preservados para servirem como mananciais para abastecimento público.

SISTEMAS RECENTES EM OPERAÇÃO

Araquari (Região Central)

Braço do Norte

Canoinhas

Catanduvas

Chapecó (ampliação para o bairro São Cristóvão)

Forquilhinha

Florianópolis (URA Beira-Mar)

Ituporanga

Laguna

Otacílio Costa

 SISTEMAS EM OBRAS

Araquari (Bairro Itinga)

Balneário Barra do Sul

Balneário Piçarras

Criciúma (Projeto para a Grande Próspera)

Florianópolis (Ingleses-Santinho)

Florianópolis (ETE Sul da Ilha)

Ibirama

Indaial

Chapecó (bairro EFAPI)

Concórdia

Curitibanos

Garopaba

Ipira-Piratuba

Lauro Muller

Rio do Sul

São José (Centro Histórico e Ponta de Baixo)

EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO

Ao mesmo tempo que trabalha na ampliação da infraestrutura de coleta e de tratamento de esgotos, a CASAN desenvolve ações de educação ambiental para preparar as comunidades para uso adequado e valorização desse serviço.

As ações são desenvolvidas por profissionais de seu quadro técnico, que formam o Grupo Multiplicadores Ambientais. As atividades podem ser solicitadas para serem desenvolvidas nas escolas e instituições. E também é possível agendar visitas às unidades de tratamento – tanto de água como de esgoto.

As solicitações podem ser feitas com preenchimento de formulário no site Trato pelo Saneamento (tratopelosaneamento.com.br/), ou pelo e-mail eduambiental@casan.com.br

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

É celebrado no dia 5 de junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que teve como tema central o Ambiente Humano. Todos os anos diversas organizações lançam manifestos e tomam medidas para relembrar a necessidade de preservação do meio ambiente.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores