Dia Mundial da Água é tema de atividades da Sanepar por todo o Paraná

Celebrado nesta quinta-feira (22), o Dia Mundial da Água deste ano traz como tema “Soluções Naturais”, para mostrar que soluções de problemas de gestão dos recursos hídricos podem ser encontradas na própria natureza. Como em todos os anos, a Sanepar já assumiu seu papel na comemoração, desenvolvendo atividades ambientais presenciais que devem engajar mais de dez mil pessoas em todo o Paraná.

A gerente de Educação Ambiental da Sanepar, Lilian Pérsia, considera a data como uma oportunidade de mobilizar a população e articular debates para repensar a relação da sociedade e do indivíduo com os recursos hídricos. “Estamos vivendo um momento que exige uma nova perspectiva da nossa postura e responsabilidade em relação a um bem finito, sem substituto, sem ‘plano b’. É hora de pensar sobre que possibilidades deixaremos para as próximas gerações”, ressalta.

Para promover o debate junto à comunidade a Companhia montou um amplo roteiro com os ônibus EcoExpresso, levando maquetes do ciclo “do rio ao rio” à rede de ensino de Altônia, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Francisco Alves, Guarapuava, Itapejara do Oeste e São Jorge do Patrocínio.

O coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que “o EcoExpresso busca fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos, estimulando atitudes sustentáveis no dia a dia, como poupar e reutilizar a água, destinar o lixo adequadamente e fazer a ligação correta do imóvel à rede de esgoto.”
Palestras, oficinas, conferências e cursos com agentes multiplicadores serão realizados em Arapoti, Altônia, Carambeí, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Farol, Loanda, Maringá, Marmeleiro, Nova Tebas, Paraíso do Norte, Paranavaí, Ponta Grossa, Prudentópolis e São Manoel do Paraná. Atividades práticas, como gincanas, mutirões de limpeza e plantio de mudas nativas, também movimentarão a população em Cascavel, Cianorte, Fênix, Guarapuava, Iretama, Londrina, Mamborê, Marmeleiro, Paranavaí e Realeza.

Realizadas em parceria com órgãos locais, como associações, secretarias municipais, escolas e faculdades, Emater, Pastoral da Criança e Rotary Club, as ações da Sanepar se estendem até o fim de março e ainda pretendem sensibilizar a população abordando temas transversais, como o ciclo da água, o consumo responsável e a sustentabilidade. A programação completa pode ser consultada no site www.sanepar.com.br.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores