Experiências de DF, CE e SP estarão no centro do debate sobre como lidar com a escassez de água. Veja a programação completa.

O modo como os governos do Distrito Federal, de São Paulo e do Ceará enfrentaram a crise hídrica nos estados será apresentado no segundo dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília, nesta terça-feira (20). A programação inclui, ainda, o debate sobre saneamento e conservação de bacias hidrográficas.

A expectativa da organização é de que o evento reúna 10 mil congressistas e, pelo menos, 35 mil visitantes. Representantes de 172 países já marcaram presença.

A mesa intitulada “Crise Hídrica no Brasil” terá início às 11h e fará parte do Painel de Alto Nível do fórum, onde se dicute assuntos ligados à governança. Mais cedo, às 9h, o Conselho Mundial da Água – idealizador do evento – vai coordenar dois painéis sobre mecanismos de financiamento de obras de infraestrutura e saneamento.

Paralelamente, ainda às 9h, acontece também a sessão “Água como direito humano”. Na mesa, especialistas vão propor ações necessárias para estabelecer a universalização da água e do saneamento no mundo. O painel será mediado pelo relator especial da Organização das Nações Unidas Leo Heller.

A segurança hídrica em favelas e em áreas de conflito, como fronteiras, também será debatida nesta terça. No evento, o Brasil será representado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Discussão mundial

Já à tarde, a partir das 14h30, o presidente do Senegal, país sede do próximo Fórum Mundial da Água em 2021, vai destacar as possibilidades de gerir, de forma integrada, as nascentes de rios e os mares.

Outros “cases”, às 16h30, como da Namíbia, França e Singapura vão mostrar como os países lidaram com a “reciclagem de água”. O Brasil também estará presente para mostrar como se organizou para fornecer água 100% reutilizada.

Atrações gratuitas

Além da programação paga, o Fórum Mundial da Água reserva também um espaço para atividades gratuitas. A Vila Cidadã, no estádio Mané Garrincha vai concentrar a maioria das atrações. No início da semana, o G1 listou as 10 principais. Confira abaixo:

• Submarino
• Design Thinking para crianças
• Estação Antártica
• Mostra de cinema
• Asa delta
• Arduino Flamingo da Seca
• Contação de histórias
• Cocriando o futuro
• Mercado de soluções
• Feira do fórum

Fórum Mundial da Água

Esta é a oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos em um país diferente. A primeira edição ocorreu em 1997, em Marrakesh, no Marrocos, e a última em 2015, em Daegu, na Coreia do Sul.

O encontro deste ano traz o tema “Compartilhando Água”. O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.

Em Brasília, o 8ª Fórum Mundial da Água reúne representantes de 175 países, entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos. A programação segue até sexta-feira (23).