Copasa inicia obra da ETE Itapecerica em Divinópolis (MG)

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deu início, na última terça-feira (03/10), às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Rio Itapecerica, um dos empreendimentos mais esperados pela população de Divinópolis. Os investimentos, que garantirão 100% do tratamento de esgoto na cidade do Centro-Oeste mineiro, serão da ordem de R$ 143 milhões.

Previsto para ser concluído até dezembro de 2018, conforme compromisso pactuado com o município de Divinópolis, o empreendimento contempla a implantação de redes coletoras e interceptoras, 13 estações elevatórias de esgotos, além da maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade – a ETE Itapecerica.

O diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino, que esteve em Divinópolis na última terça-feira (03/10) para emitir a ordem de serviço para início imediato das obras, afirmou que o sistema da bacia do rio Itapecerica é a maior obra de esgoto da Copasa em Minas Gerais. O diretor garantiu, ainda, que a ETE Itapecerica entrará em operação em 2018.

Segundo o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, esse empreendimento é um grande passo para o processo de despoluição, revitalização e recuperação do rio Itapecerica. Galileu destacou ainda que o encontro dessa terça-feira com o diretor foi de grande importância para a solução de questões que estavam pendentes. “Estamos trabalhando junto com a Copasa para garantir o avanço de Divinópolis”, ressaltou.

Ampliação do sistema de abastecimento de água.

As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Divinópolis também serão iniciadas ainda neste mês de outubro. Com investimentos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, o empreendimento proporcionará a melhoria do abastecimento de água principalmente na região Norte da cidade, como os bairros Alvorada, Anchieta, Conjunto Rinaldo Soares, Nossa Senhora da Conceição, Nova Fortaleza I e II e Serra Verde, dentre outros, beneficiando mais de 40 mil pessoas nessa região que hoje são as mais prejudicadas quando há a necessidade de paralisação do sistema para manutenções.

A Copasa em Divinópolis

A Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água de Divinópolis há 43 anos. Atualmente, atende mais de 220 mil pessoas com água tratada. Em 2011, a empresa assumiu o serviço de esgotamento sanitário do município e realiza todo o trabalho necessário para o bom funcionamento do sistema. Hoje, a cidade conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação desde 2013, na bacia do rio Pará, responsável pelo tratamento de 10% do esgoto coletado na cidade.

Desde que assumiu os serviços de esgoto a Companhia vem trabalhando para dotar a cidade de um completo sistema de esgotamento sanitário. Em outubro de 2015, foi assinado o contrato de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para a implantação do SES da bacia do rio Itapecerica, onde a empresa executora do empreendimento ficaria responsável pela implantação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis, incluindo a execução das obras civis da ETE.

Após a assinatura do contrato, a previsão era que o empreendimento fosse iniciado de imediato. No entanto, a demora no processo de obtenção das Licenças Ambientais, seguido de entraves com a empresa contratada pela PPP, que desencadearam no processo administrativo para recisão do contrato em 22 de abril de 2017, acarretou no atraso da obra.

O novo processo de licitação para contratação das obras foi concluído e a ordem de serviço para início imediato do empreendimento foi dado nesta terça-feira (03/10).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores