Copasa concede desconto nas contas de água em Bom Despacho (MG)

Os moradores de Bom Despacho (MG) terão desconto na conta de água de outubro, em virtude da falta de água causada pela grave crise hídrica que atingiu a cidade esse ano. O desconto vai variar de acordo com a região da cidade.

Para garantir o desconto, o morador deve ir, até sábado, a uma das tendas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) instaladas na Praça da Matriz e na Praça dos Rotarianos, no bairro São Vicente, ou à agência mais próxima, levando uma conta de água.

Por terem sido atingidos de forma mais grave, receberão 100% de desconto os moradores dos bairros Novo São José, São José, Centro, São José/Calais, Calais, Belvedere, Ana Rosa, Santa Rita, Elisa de Queiroz, Geraldo Sabiá, Jardim América, Nossa Senhora Aparecida, Morada do Sol, Simeão Ferreira, São Vicente, Bela Vista, Novo Dom Joaquim, Rosário II, Dona Branca, Ozanan, Babilônia, Alvorada, Santa Marta, JK, Aeroporto II.
A população de todos os outros bairros receberá 20% de desconto em suas contas.

Ações da Copasa combateram a crise

Em 2017, Bom Despacho viveu os efeitos da pior crise hídrica de sua história. Por isso, pela primeira vez, a cidade teve problemas de abastecimento. A Copasa, que possui uma história de 41 anos em Bom Despacho, imediatamente reagiu à crise, com muito trabalho.

Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos pela Copasa para superar a crise hídrica. A empresa disponibilizou dia e noite vários caminhões-pipas, que transportaram mais de 56 milhões de litros de água. Foram perfurados 17 poços e realizadas obras para ampliar a captação e distribuição de água.

Apesar de não haver registros históricos nem previsões nos estudos e documentos técnicos existentes, que apontassem a possibilidade desse cenário em 2017, nem mesmo no Plano Municipal de Saneamento elaborado pelo município em 2014, em julho de 2017, ainda com a vazão do rio Capivari sem alterações para essa época do ano, a Copasa iniciou ações de caráter preventivo, devido às perspectivas de poucas chuvas ao fim do período de estiagem.

Foram feitas pesquisas hidrológicas e estudos técnicos em campo necessários para a perfuração de poços, e, também, formatada campanha educativa para consumo consciente de água na cidade, que foi veiculada em rádios, jornal, portal e outdoors.

Outras ações estão em andamento e a Copasa continua mobilizada para atender a população de Bom Despacho.

Locais onde estão instaladas as tendas desconto na conta:

Praça da Matriz e Praça dos Rotarianos, no bairro São Vicente.
Os pontos de atendimento estarão abertos das 8h às 18h, de quarta-feira, 22/11 até sexta-feira, 24/11 e das 8h às 16h no sábado, 25/11.
Para mais informações, disque 115, procure uma agência ou uma das tendas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores