Caesb oferece visitas guiadas e palestras na Virada do Cerrado

Participantes conhecerão de perto os processos de tratamento de água e esgoto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participará, de 11 a 13 de setembro, da 1ª Virada do Cerrado. Inspirada na Virada Sustentável de São Paulo e com o objetivo de promover atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais, a Virada do Cerrado acontecerá em várias regiões administrativas do Distrito Federal. O evento que integra o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado é um grande movimento pela sustentabilidade socioambiental do DF.
 
A Caesb oferecerá várias atividades aos participantes desta ação. Serão realizadas visitas guiadas às Estações de Tratamento, ETA Brasília e ETE Norte, no dia 11 de setembro, nos turnos matutino e vespertino. Os inscritos poderão conhecer de perto os processos de tratamento de água e esgoto. Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.tonavirada.org e observar os critérios de inscrição. A Companhia disponibilizará ônibus para os participantes.  As visitas serão realizadas com monitoria de técnicos da unidade que conduzirão a atividade e responderão as perguntas, dúvidas, curiosidades e esclarecimentos dos participantes. 
 
Nos dias 12 e 13 de setembro, serão oferecidas aos participantes palestras técnicas, nos pólos do Plano Piloto, Recanto das Emas e Santa Maria. No dia 12, às 14h30, na biblioteca do Cerrado será ministrada a palestra “Uso de lodo do esgoto na recuperação de áreas degradadas”, com a coordenadora da unidade de gerenciamento de lodo da Caesb, Leiliane Oliveira. No mesmo dia, às 10 horas, no Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas, a gerente da coordenadoria de orientação hidrosanitária oeste-sul da Caesb, Ariane Faria, falará sobre o tema: o sistema interno de esgoto residencial, seus componentes, usos e problemas, com foco na caixa de gordura, caixa desconectora de gases, ralo sifonado, águas pluviais e lixo nos esgotos. Esta mesma palestra será proferida também no ginásio de Santa Maria, ao lado da Administração, no dia 13, às 10 horas.
 
Para encerrar as atividades da Companhia no evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer a REFESA, área degradada, atrás da antiga Rodoferroviária, que está sendo recuperada com o uso de lodo de esgoto. A visita acontecerá no dia 13, às 8h30. A Caesb iniciou em 2012 a recuperação ambiental desta área. Parte do lodo sólido (biossólido), produzido, principalmente, nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da região central de Brasília, já foram dispostos em 102 hectares, ou seja, em 55% da área total. Esta ação faz parte da parceria entre Caesb, Terracap e Exército Brasileiro, com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) atuando como interveniente.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caesb