AESBE Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais


Centro de Reservação e Distribuição vai melhorar abastecimento de água do bairro com maior crescimento demográfico de Boa Vista (RR)

Publicado em: 21/10/2013

Para melhorar o abastecimento de água do bairro Cidade Satélite, que apresenta um dos maiores índices de crescimento demográfico de Boa Vista (RR), com população estimada de cerca de seis mil pessoas, segundo dados do Censo de 2010, está em construção o nono Centro de Reservação e Distribuição (CRD) de água tratada da cidade. A obra está com 60% dos serviços concluídos e tem previsão de término no primeiro semestre de 2014.

O CRD do bairro Cidade Satélite faz parte da obra de ampliação da rede de abastecimento de água de Boa Vista, realizada por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério das Cidades. Os investimentos empregados na ampliação do sistema de saneamento básico nos últimos anos fizeram a Capital alcançar uma das maiores médias nacionais, 97,22%, no índice de atendimento do serviço de distribuição de água tratada, entre as 100 maiores cidades do Brasil.

Com investimentos de R$ 11,1 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), no Cidade Satélite, estão sendo construídos: um reservatório apoiado, com capacidade de armazenamento de um milhão e oitocentos mil litros de água; uma estação elevatória, com quatro bombas; um reservatório elevado, com capacidade de armazenamento de 300 mil litros de água; além da instalação de cerca de oito mil metros de rede de distribuição.

Segundo o engenheiro-residente da empresa Consepro, executora da obra, Hermes Rodrigues, o CRD vai auxiliar, ampliar e aperfeiçoar o sistema de abastecimento de água do bairro, que atualmente é feito por cinco poços artesianos, com recebimento de água da Estação de Tratamento do bairro Caranã.

Ele explica que o abastecimento será feito primeiro pelo reservatório apoiado, depois a água passará pela estação, que elevará a 30 metros o líquido recebido e distribuirá para o reservatório elevado. Desse ponto é que ocorrerá a distribuição para as redes já instaladas anteriormente e as novas, cujos serviços de instalação já estão em fase de conclusão.

A obra resultará em melhora substancial do abastecimento no bairro Cidade Satélite, pondo fim nas reclamações dos moradores quanto à quantidade de água recebida nas torneiras e nos chuveiros. A distribuição feita pelos dois reservatórios solucionará os problemas gerados pela pouca pressão da água, quando vem de uma localidade distante e sofre perda de carga no trajeto até as residências.

Como os demais Centros de Reservação e Distribuição, o complexo do bairro Cidade Satélite terá estrutura moderna e monitoramento informatizado. De acordo com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), Sebastião Sena, o sistema de abastecimento de água de Boa Vista é monitorado 24 horas pelo Centro de Controle Operacional da empresa, o que garante atendimento seguro e eficaz.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caer

Comentários

Comentar

 

Esqueci a senha

 
 

Empresas Associadas

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 8º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3326-4888