AESBE Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais


Redução da vazão do rio São Francisco compromete abastecimento no povoado Bonsucesso, em Sergipe

Publicado em: 16/06/2017

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está parando de forma preventiva o sistema de abastecimento de água do Povoado Bonsucesso, em Poço Redondo (SE). Há uma redução de vazão defluente (quantidade de água que sai da barragem) do sistema do rio São Francisco, que ocasionou significativa redução na qualidade da água no ponto de captação.
 
A bacia do rio São Francisco vem passando por condições adversas, com vazões e precipitações abaixo da média. O volume afluente do lago da Barragem do Xingó hoje está menos que o volume defluente, ou seja, a quantidade que entra é menor que a quantidade que sai. Hoje a quantidade que sai da barragem está em 600 m³ por segundo, e o volume que chega está entorno de 400 m³.
 
No Povoado Bonsucesso, a captação flutuante da empresa encontra-se em um braço de água e com a redução da vazão o leito do rio também foi reduzido em sua largura, deixando a captação dentro da lama.
 
A Deso está trabalhando na solução definitiva para este problema, já foram iniciadas ações técnicas com a urgência que o caso requer. Temporariamente, a Companhia manterá o abastecimento desta comunidade através de caminhão pipa.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Deso

Comentários

Comentar

 

Esqueci a senha

 
 

Empresas Associadas

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600