Consórcio integrado pela Sabesp inaugura 1º sistema de energia solar em saneamento

Por Assessoria de Comunicação da Sabesp

26/07/2019 às 00:00

ETE de Mogi Mirim (SP). Foto: Sabesp

Entrou em operação, em 25/07, o primeiro sistema de geração de energia solar no setor de saneamento do país, a Usina Fotovoltaica da ETE Mogi Mirim, da SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), fruto de consórcio formado entre Sabesp, GS Inima Brasil e ECS Operações. Como uma das empresas proprietárias da SESAMM, a Sabesp poderá levar a tecnologia das placas, proveniente da China, para outras unidades.

“É uma parceria de extrema importância para Mogi Mirim e tenho certeza de que a presença da Sabesp no consórcio da SESAMM traz grandes benefícios para a população. Vamos ganhar ainda mais qualidade para o tratamento de esgoto do município nos próximos anos”, disse o prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno.

“O impacto ambiental da inauguração da usina fotovoltaica na ETE Mogi Mirim é extremamente positivo, na medida em que passamos a utilizar uma energia limpa e renovável. Dessa forma, vamos contribuir para uma comunidade mais sustentável e para uma produção e um consumo mais responsável. O projeto vai servir de referência para ser replicado em outras estações da Sabesp no Estado”, afirmou Cristina Zuffo, Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios.

“Com a instalação da nova tecnologia pretendemos trazer ainda mais sustentabilidade para a unidade, pois já contamos com serviço de água de reuso e iluminação em LED das instalações. Com a instalação das placas fotovoltaicas vamos suprir em 30% o abastecimento de energia, beneficiando ainda mais a estação nesse aspecto”, frisou Carlos Roberto Ferreira, Diretor-Presidente da SESAMM.

“Desde o início da parceria entre Sabesp e GS Inima Brasil, em 2008, houve muitos avanços. Desta vez, fizemos estudos técnicos sobre energia limpa que apontaram para o sistema fotovoltaico como o mais adequado para a ETE Mogi Mirim. É um ótimo modelo, que vai servir de exemplo para outras regiões de São Paulo”, destacou Paulo Roberto de Oliveira, presidente da GS Inima Brasil.

Energia Limpa

Foto: Sabesp

A energia limpa é produzida a partir da radiação solar em contato com os 1.066 módulos instalados nos telhados e ao redor da estação.  Os painéis de silício captam a energia solar e a convertem em energia elétrica, atendendo a todas as exigências da ANEEL. A usina produz 606 MWh (Megawatt por hora), suprindo 30% da energia elétrica geral necessária para o tratamento de esgoto.

Atualmente, a estação é capaz de tratar 150 litros de esgoto por segundo e conta com tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada. O investimento no Sistema Fotovoltáico é de R$ 1,8 milhão, totalmente realizado pela SESAMM.

A tecnologia de células PERC – da sigla em inglês Passivated Emitter and Rear Cell, ou, emissor passivo e célula traseira – tem uma eficiência muito maior, o que resulta em uma redução de área ocupada pelos módulos fotovoltaicos e uma geração mais eficiente de energia.

Em operação desde 2012, a ETE Mogi Mirim é 100% automatizada e utiliza o sistema de aeração superficial Orbal Siemens, que proporciona o desligamento dos equipamentos no horário de ponta, reduzindo o custo operacional da ETE. A ETE não utiliza água potável em seus processos, já que toda água utilizada é Água de Reuso produzida na estação.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores