Compesa inicia obra de melhoria do abastecimento para bairros da Zona Norte do Recife (PE)

Obra vai reforçar o fornecimento de água e aumentar o controle operacional do sistema.

Após realizar melhorias das redes de distribuição de água em vários bairros do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) avança com essas ações para a Zona Norte da cidade. As intervenções iniciaram pela Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, onde uma frente de trabalho está implantando mil metros de novas tubulações. Os serviços começaram na altura da Rua Padre Lemos e seguem até a Avenida Dezessete de Agosto, trecho que deve ser concluído na primeira quinzena do mês de maio. A nova rede está sendo assentada numa pequena faixa da rua, que foi isolada próxima à calçada e, por este motivo, a obra não interfere no trânsito local. Depois da Estrada do Arraial, o assentamento de tubulações será realizado na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, e na Rua Apipucos, no bairro de Apipucos.

Essa importante obra iniciada pela Compesa busca melhorar o abastecimento de água para 182 mil pessoas nos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Parnamirim, Apipucos, Monteiro, Macaxeira, Alto do Mandu, Arruda, Mangabeira, Bomba do Hemetério, Água Fria, Campo Grande, Hipódromo, Fundão, Cajueiro e Campina do Barreto. O Governo Paulo Câmara investe R$ 22,8 milhões nessa fase do projeto, denominado de Lote 3 das Obras de Setorização do Recife, que vai reforçar o fornecimento de água para essa região e aumentar o controle operacional do sistema, permitindo equalizar as pressões nas tubulações, reduzir as perdas e a frequência de vazamentos. Os recursos foram financiados junto ao FGTS/ Caixa Econômica.

O projeto prevê a implantação de dez macromedidores e quatro Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) e o assentamento de 75 quilômetros de rede de distribuição – entre ampliação e substituição de tubulações. “As ações de setorização na rede buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão, além da troca e implantação de novas tubulações. Com esses investimentos, vamos monitorar indicadores da rede por telemetria. O Lote 3, que corresponde a essa área da Zona Norte do Recife, será dividido em oito setores distintos de abastecimento de água”, explica a gerente de Obras da Compesa, Roselene Carneiro. A obra também vai realizar a substituição de cerca de três mil hidrômetros nos bairros da Zona Norte que serão contemplados pelo projeto. A previsão é concluir todo Lote 3 até março de 2020.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores