Compesa inicia obra de abastecimento de água na Ilha do Leite, em Recife (PE)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou mais uma fase das Obras de Setorização da cidade do Recife. A primeira intervenção começa hoje, dia 24, às 8h, na Rua José de Alencar, na Ilha do Leite, no trecho entre as ruas do Jasmin e Barão de São Borja. No local será feita a substituição da rede existente por novas tubulações, serviço que deve ser finalizado até o dia 30 de junho. Para executar a obra, será preciso interditar parcialmente a rua José de Alencar, ação que contará com o apoio da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) para orientar os motoristas a realizarem os desvios na própria via. Equipes do Social da Compesa estão abordando os moradores da área para informar sobre a execução da obra, que será realizada de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. No primeiro trecho da rua, que corresponde a 400 metros de extensão, e está localizado próximo de hospitais, não haverá a utilização de máquinas, todo o trabalho de escavação será manual para minimizar os impactos das intervenções. No restante da via, o trabalho será feito com o uso de equipamentos para escavação.
A intervenção na Rua José de Alencar faz parte do Lote 1 das Obras de Setorização da cidade do Recife, ações que buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema, utilizando dispositivos de medição de vazão e pressão na rede de distribuição de água. Nesta etapa, que deve ser concluída até o dia 30 de abril de 2018, será promovida a independência operacional de cinco distritos de abastecimento localizados na região central da cidade, que correspondem aos bairros do Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Ilha do Leite e Coelhos, e ainda contempla Setúbal (Boa Viagem). Serão investidos R$ 4,7 milhões nessa fase do projeto, recursos do FGTS/ Caixa Econômica, para beneficiar mais de 112 mil pessoas.
“Esse trabalho tem o objetivo de melhorar o controle da operação e reduzir as perdas no sistema e de ocorrências de vazamentos. Cada um dos distritos terá a entrada de água controlada, além disso haverá uma redução das pressões, obtendo uma melhoria no abastecimento e uma diminuição da frequência de vazamentos”, explica Rafael Ramos, gerente de Obras da Compesa. Nesta etapa das Obras de Setorização da cidade do Recife está previsto executar o assentamento de quase seis mil metros de tubulações, a substituição de mais de 4,2 mil ramais prediais, e a instalação de três macromedidores e de duas Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs).
As próximas intervenções serão realizadas a partir do mês de junho, em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Na Rua 20 de Janeiro, será instalada uma caixa de proteção para a instalação de um macromedidor. Na rua Baltazar Passos, esquina com a Avenida Marechal Juarez Távora, será feita a implantação de outro macromedidor. Ainda será feito o assentamento de 865 metros de tubulação na Rua Camboim.

Fonte: Assessoria de Comunicação e de Imprensa da Compesa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores