Agência Câmara Notícias

A comissão externa sobre a situação hídrica dos municípios de Minas Gerais está hoje em Montes Claros para discutir as medidas a serem adotadas para enfrentar a seca nos municípios da região norte do estado.

Segundo a deputada Raquel Muniz (PSD- MG), que solicitou a audiência, a região norte do estado, especialmente o município de Montes Claros, vem sofrendo com uma grave escassez hídrica e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem adotado diversas medidas de contenção, como interrupções sazonais, racionamento e rodízios.

“A audiência pública proposta tem como objetivo discutir as medidas necessárias para solucionar o problema de abastecimento de água dos municípios do norte de Minas Gerais, como a captação emergencial de água do Rio Pacuí para o abastecimento do município de Montes Claros e outras ações, como a reativação e perfuração de poços artesianos e programas de educação ambiental para uso responsável da água”, justificou Muniz.

Para o debate, que ocorrerá às 9 horas na Câmara de Vereadores de Montes Claros, foram convidados o superintendente de Operação Norte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Roberto Luis Botelho; o conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí Edvaldo Campos Matos; e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Associação Mineira de Municípios.

No período da tarde estão prevista duas visitas técnicas. Às 13h30, os deputados irão à Barragem da Copasa. E às 15 horas ao rio Pacuí, junto com o presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte de Minas, Rodrito Dryell Santos.