Comissão aprova campanha ‘Junho Verde’

Agência Senado

05/06/2019, 16h10

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de resolução do Senado (PRS 52/2019) que cria a campanha “Junho Verde” para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O texto, apresentado por 35 parlamentares, tem como primeiro signatário o presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

De acordo com a proposta, a Comissão Diretora do Senado deve divulgar anualmente o calendário de atividades. Além disso, durante o mês de junho, a cúpula da Casa deve ser iluminada com luzes de cor verde. “Preservar toda essa riqueza natural é essencial para o desenvolvimento do Brasil e para a qualidade de vida de nossa população. Só somos uma potência agrícola mundial porque somos uma potência hídrica. Se não tivermos essa consciência podemos acabar destruindo nossa ‘galinha dos ovos de ouro’”, argumenta o senador Fabiano Contarato na justificativa do PRS 52/2019.

O projeto segue agora para a Comissão Diretora do Senado. Para o relator na CMA, senador Carlos Viana (PSD-MG), o projeto “vem em um momento oportuno”.

— A instituição de datas dedicadas ao engajamento da sociedade para discutir e priorizar agendas ambientais é, portanto, parte de nosso ordenamento jurídico. Ao instituir a campanha ‘Junho Verde’, o Senado, como a Casa que representa o Pacto Federativo, contribui para fortalecer esse engajamento, não apenas durante um dia, mas ao longo de todo o mês de junho — afirma.

Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a defesa do meio ambiente “não é uma pauta de partidos ou governos”.

— Tem que ser uma pauta da nação brasileira. É preciso fazer o esforço de desfazer a construção fictícia de que preservação ambiental é incompatível com desenvolvimento. Isso é uma manifestação de profunda ignorância. É possível desenvolver o Brasil, produzir riquezas e gerar empregos e ao mesmo tempo preservar nosso meio ambiente — afirmou.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account