Colaboradores da Deso concluem primeiro MBA promovido pela Companhia

Empresa é a pioneira no país a realizar o curso com o formato “Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”

Por Assessoria de Comunicação da Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CDPE e da Gerência de Gestão de Pessoas – GGPE, promoveu a conclusão do curso “MBA Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe – Fapese. Durante o período de 18 a 21 de março foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso, no auditório central da empresa e na instituição de ensino.

Para Ricardo Pereira Simões Reis, diretor de Gestão Corporativa, o intuito é oferecer melhores resultados na gestão. “A Deso firmou essa parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS para promover o curso “MBA Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”, objetivando capacitar os seus empregados para maior eficiência na elaboração dos trabalhos aos seus encargos. Com a promoção desta especialização, a empresa busca alcançar melhores resultados na gestão empresarial e, de forma estratégica, viabilizar maior qualidade na prestação dos serviços que fornece aos seus clientes, inclusive, resultando na melhoria da qualidade de vida da sociedade sergipana em geral”, disse.

De acordo com o gerente de Gestão de Pessoas, Aloisio Ezequiel de Menezes, será publicado pela UFS,um livro com todos os trabalhos apresentados. “Estamos chegando a conclusão do curso “MBA Gestão Empresarial com Foco em Saneamento” em parceria da Deso com a UFS, em um convênio que fizemos com a Fapese, e conseguimos realizar esse curso que era um sonho da Companhia, através da diretoria e da gerência de Gestão de Pessoas para essa realização em “in company”. Conseguimos atender o objetivo, onde treinamos 50 colaboradores da Deso para o êxito do curso, além disso, o nosso grande propósito é ter um banco de informações com pessoas que estão sendo treinadas para posterior substituição em algum cargo, em alguma situação que estejam realmente treinadas pela empresa. Ressalto os trabalhos de conclusão de cursos apresentados. Todos eles foram elaborados com temas referentes a Deso. A ideia principal é aplicar os resultados desses trabalhos, em prol da empresa. Será publicado pela UFS,um livro com todos esses trabalhos e o que deixa a gente feliz em termos atingido esses objetivos é ter a Deso como pioneira no país na realização de um MBA desta forma”, disse.

De acordo com Prof. Dr. Marcos Eduardo Zambanini, coordenador dos Cursos MBA Capacitação de Líderes da Fapese, o curso foi desenhado por muitas mãos. “Tivemos uma aproximação extremamente interessante, com base nessa iniciativa, que passa a ser um ganho em conjunto. Agradecemos a Deso pela confiança depositada na Fapese. Queremos atingir as expectativas de todos”, disse.

FUNCIONÁRIOS

Engenheiro Sanitarista e Ambiental, da Gerência de Meio Ambiente da Deso, Erasmo Gomes Santos Júnior, afirma que a experiência foi enriquecedora e torce para que outras turmas tenham a mesma oportunidade. “A MBA foi uma experiência incrível. Colocar 50 pessoas da Companhia, de diversos setores em uma sala de aula, para estudar a gestão da empresa, foi muito bom para cada participante, não só individualmente como profissionalmente. Os trabalhos de conclusão de curso bastante significativos que poderão ser levados à frente dentro da Companhia. Discussões durante as aulas, bastante proveitosas com temáticas diversificadas. Pudemos conhecer as atividades que cada um realiza no dia a dia e isso enriqueceu muito. Espero que os trabalhos que foram apresentados sejam levados a frente para melhoramos a questão da empresa. O meu foi sobre a “Métodos de Eficiência Energética em Estação Elevatória”, o segundo maior custo da empresa, e conseguimos números que mostram que temos capacidade potencial de economia de energia. Vamos refinar o trabalho após a correção da banca e apresentar a diretoria. Um dos nossos principais agradecimentos é a Deso, por disponibilizar essa parceria com a UFS. Espero que essa não seja apenas a primeira turma, que tenhamos outras, pois realmente foi enriquecedor, que mais turmas tenham essas possibilidades”, avaliou.

Para Daiza Valéria da Silva Sobral, gerente de Receita da Deso, que apresentou o trabalho “Padronização dos Processo Comerciais da Deso”, foi um trabalho além de acadêmico, uma oportunidade de melhoria na gestão. “O curso foi de grande relevância, trazendo aperfeiçoamentos em competências e habilidades, trazendo conhecimento, o compartilhamento de experiências de práticas de diversas áreas da empresa e discutindo gargalos da nossa Companhia, buscando melhorias. A expectativa foi das mais variadas, trazendo a análise do nosso dia a dia, para a sala de aula, momentos de reflexão, junto a profissionais da mais diversas áreas. Posso afirmar que recebei um grande aperfeiçoamento, pensamentos sistêmicos e dinâmicos. O TCC foi um grande desafio e uma grata oportunidade de análises diante do meu tema: “Padronização dos Processo Comerciais da Deso”, de grande relevância para qualquer Companhia. Foi um trabalho além de acadêmico, uma oportunidade de melhoria na gestão das unidades envolvidas e que estão colocando em prática. É uma necessidade pelo nosso Manual de Serviços, e uma necessidade pela visão de negócios da empresa, a sustentabilidade e aos atendimentos dos requisitos das partes interessadas”, explicou.

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