Cesan e Ufes fazem convênio para nova tecnologia em tratamento de esgoto

Nesta quinta-feira (09), aconteceu, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a assinatura do Convênio Cesan – Ufes estabelecendo uma parceria para desenvolver o projeto ‘Soluções tecnológicas integradas para potencializar a geração de biocombustíveis em estações de tratamento de esgotos que utilizam processos á base de microalgas”, que tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O evento ocorre na sala de sessões do Conselho Universitário, com a presença do presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte e demais participantes do projeto.
O convênio com a Universidade vai contribuir para fortalecer o desenvolvimento das atividades de pesquisa nas duas instituições, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico. “A criatividade e a inovação são molas propulsoras, são essas duas atividades humanas que geram valor para sociedade se desenvolver. Por isso, estamos agregando a Universidade e mais recursos humanos para que todo o conhecimento produzido seja compartilhado”, afirmou Pablo Andreão, presidente da Cesan.
Nestor Alcides Gorza, gerente de Projetos e Programas Estratégicos da Cesan, agradeceu a oportunidade de unir o acadêmico com o operacional. “Poderemos ter energia para a própria ETE, geração de adubo para agricultura, entre outros produtos. É um ganho ambiental para prover soluções para a sociedade”.
O projeto propõe uma nova tecnologia de tratamento de esgotos, que irá possibilitar a recuperação de energia. Também vai melhorar as condições de lançamento de efluentes no meio ambiente, diminuindo os custos do tratamento do esgoto e atenuar possíveis impactos ambientais negativos.
A pesquisa procura desenvolver um novo conceito de estação de tratamento de esgoto sanitário doméstico (ETE), tornando a qualidade do tratamento compatível com o reuso. O efluente de ETE pode ser utilizado em rega de jardins, lavagem de calçadas e vias, indústria, compactação do solo em serviços de terraplanagem e umectação de concreto. É uma forma de utilizar um recurso que seria descartado como água para fins produtivos. A pesquisa também estuda uma forma de maximizar o aproveitamento da energia química presente no próprio esgoto sanitário.
O convênio envolverá a Cesan, a empresa Fluir Engenharia e a Ufes, no campo das atividades do Departamento de Engenharia Ambiental.
Atribuições propostas para o projeto:
• Geração de energia alternativa – a partir da matéria orgânica presente no esgoto sanitário, no lodo em excesso e na biomassa algácea;
• Geração de água de reúso para fins produtivos;
• Sequestro de CO2 – Redução da emissão de gás carbônico.
Outros produtos:
• Capacitação de recursos humanos para lidar com a nova tecnologia.
• Geração de patente de novas tecnologias desenvolvidas no âmbito desta pesquisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cesan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores