CEDAE e Porciúncula (RJ) firmam parceria para reflorestamento

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), do Rio de Janeiro, vai ceder 10 mil mudas do viveiro de Magé (RJ), um dos seis mantidos pela Companhia no estado, atendendo solicitação da Secretaria de Meio Ambiente de Porciúncula (RJ). O objetivo é reflorestar a Área de Preservação Natural do Morro da Moringa, na parte central do município do noroeste fluminense, além das nascentes e matas ciliares existentes dentro de pequenas propriedades rurais.

Neste primeiro momento foram enviadas 2 mil mudas para o reflorestamento e mais 150 para arborização urbana. Das oito mil mudas que ainda estão para chegar, 5 mil serão plantadas no Morro da Moringa. Para arborização urbana, as mudas serão de porte maior, com até três metros de altura.

A parceria com Porciúncula faz parte do trabalho desenvolvido pela CEDAE com prefeituras do estado visando replantio de mudas nativas em áreas degradadas. O mesmo já foi feito em Varre e Sai, Valença, Vassouras, Piraí, Itaguaí, Volta Redonda, entre outras. Somente no ano passado, a Companhia apoiou projetos de restauração florestal em 20 municípios do estado.

Replantando Vida

Criado pela Cedae em 2008, o projeto Replantando Vida é uma referência para outras instituições, especialmente no que se refere à utilização de mão-de-obra carcerária. Localizado na Colônia Penal Agrícola de Magé, o viveiro ocupa área de 30 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 1,2 milhão de mudas por ano. O trabalho de produção de mudas e restauração florestal nesta unidade é feito com 40 apenados do regime semiaberto. Dos 3 mil apenados que já passaram pelo programa, 361 estão atualmente exercendo diferentes tarefas na Companhia. Juntos os seis viveiros florestais estruturados têm capacidade para produzir 1,8 milhão de mudas por ano de mais de 200 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Como quaresma, embaúba, pau-brasil e guapuruvu.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores