Cagepa investe quase R$ 1 milhão em equipamentos para rede de esgotos

Por Assessoria de Comunicação da Cagepa

Técnicos da Cagepa recebem treinamento para utilizar o JetScane identificar ligações clandestinas

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) investiu, com recursos próprios, aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos necessários para melhoria dos serviços à população da região metropolitana de João Pessoa: um caminhão de sucção de sólidos para atuar nas desobstruções de rede e ramais de esgoto e o JetScan, uma câmera de vídeo inspeção robotizada que vai ajudar a identificar ligações clandestinas de esgoto com rapidez e eficiência.

Para funcionar, o trilho do JetScan é acoplado à mangueira de um caminhão de jato, comumente utilizado para desobstrução. Dessa forma, o equipamento desliza na tubulação e faz a captura das imagens das redes. De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, a aquisição do JetScan vai ser primeiramente utilizado na ação de monitoramento da rede pluvial e de esgoto no bairro de Manaíra, em João Pessoa, seguindo acordo firmado no TAC da Balneabilidade. “O JetScan vai permitir que façamos essa espécie de cateterismo nas redes, nos bairros da orla da Capital, agilizando o trabalho de identificação dos ramais ligados indevidamente na rede de esgoto ou pluvial”.

Caminhão de sucção de esgotos já está sendo utilizado

Já o caminhão para a equipe de manutenção de esgotos foi encaminhado para atuar em casos de desobstruções mais difíceis, segundo explica o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Joaquim Almeida. “Esse é um caminhão de sucção diferenciado, ou seja, também suga resíduos sólidos. E, infelizmente, essa é uma prática recorrente: a população joga, indevidamente, muito lixo nas redes, entupindo as redes, dificultando o trabalho das equipes de manutenção da Cagepa e prejudicando os demais moradores. Portanto, esse caminhão será um aliado na facilitação do trabalho diário”, informou.

O diretor também destacou que mais caminhões e equipamentos deverão ser adquiridos pela Cagepa, ainda neste semestre, contemplando também as equipes de operação e manutenção dos municípios de Sumé e Monteiro.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores