Caesb fortalece abastecimento em várias regiões do DF

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb está adotando várias medidas para fortalecer o abastecimento da população do Distrito Federal. Uma das medidas adotadas foi a reativação, esta semana, da captação no Rio Alagado, localizado no Gama. Estão sendo captados 20 l/s, que beneficiam cerca de 16 mil habitantes da região. Para isso, a Caesb restaurou uma unidade de tratamento, melhorando a infraestrutura do local. Foram recuperados 4 km de trechos da adutora e instalada uma válvula redutora de pressão. A água captada passa por um tratamento simplificado e é encaminhada para a própria rede de distribuição.
A Caesb também realizou melhorias na captação do Córrego Cabeça de Veado, que nasce dentro de área protegida, passa perto do Jardim Botânico e do Lago Sul e depois deságua no Lago Paranoá. Este córrego é responsável por complementar o abastecimento da população do Jardim Botânico e Lago Sul. A Empresa fez uma análise da elevatória e aumentou a eficiência das bombas, com a troca de seus rotores. Ao todo 04 bombas foram revitalizadas e possibilitou o aumento da vazão de captação no córrego de 110 para 150 litros por segundo, um acréscimo de 40 L/s.
Desde novembro de 2016, cerca de 15 mil moradores do Gama já estão sendo abastecidos pelo córrego Crispim, localizado na cidade. Neste córrego, estão sendo captados 40 litros por segundo. Para tanto, foram reativados 3 km e construídos mais 180 metros de redes de 300 mm de diâmetro. A água captada passa por um tratamento simplificado e depois é encaminhada para o Reservatório do Gama, de onde é distribuída para a população.
Outra medida já adotada foi a ativação de um poço, localizado em São Sebastião, com capacidade de produção de 10 litros de água por segundo. Este poço está em operação e contribuiu para o abastecimento da região administrativa, beneficiando aproximadamente 4 mil pessoas.
Para o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, “esses investimentos são de pequeno porte, têm custo baixo, mas estão permitindo a colocação de cerca de 100 L/s de água a mais no sistema de abastecimento, e vão ajudar de maneira relevante na superação da crise hídrica vivida pelo Distrito Federal”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caesb

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores