Caerr orienta sobre uso correto da rede coletora de esgoto

Durante o inverno, os problemas na rede de esgoto são constantes. Os registros de atendimento, praticamente dobram nesse período e os transtornos são visíveis.

Os problemas mais recorrentes são os extravasamentos, sendo solucionados somente por desobstruções na caixa de inspeção e na rede. A boa notícia é que se a rede de esgoto for usada corretamente, o extravasamento pode ser evitado e o meio ambiente, ficar livre de danos.

A Companhia disponibiliza duas equipes dedicadas para estes procedimentos, com a utilização de hidrojateamento e sucção, bem como veículos de apoio. Segundo os técnicos, o grande vilão das ocorrências é o descarte do óleo de cozinha.

Pensando em minimizar essas ocorrências, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) orienta os clientes sobre o uso correto da rede de esgoto. São dicas simples e muito importantes para o bom funcionamento do sistema.

“É muito importante saber usar a rede coletora. O óleo de cozinha e outros resíduos devem ter destinos adequados e jamais podem ser lançados na rede de esgoto. Além de danificar seriamente nossas tubulações, compromete o meio ambiente”, esclareceu o engenheiro sanitarista e gerente do sistema de esgoto da Caerr, José Alexandre Abrão.

Outra dica importante é o descarte correto de resíduos sólidos, como garrafas, latas e absorventes, resíduos encontrados com muita frequência dentro das redes coletoras. Os materiais sólidos entopem a rede e jogam o esgoto para superfície, trazendo riscos de doença.

A água da chuva também pode ocasionar o entupimento da rede. O sistema de esgoto implantado na capital não é dimensionado para receber esse volume de água. Para isto, existe a galeria pluvial, local apropriado para receber a água da chuva.

CONSCIENTIZAÇÃO – Diariamente, a Caerr orienta crianças, jovens e adultos os procedimentos para o uso correto da rede, durante as palestras ambientais nas escolas ou em visitas na estação de tratamento, por meio do programa “Caerr de Olho no Óleo.

Ele tem a finalidade de fazer o recolhimento e a destinação adequada do óleo de cozinha. Todo produto arrecadado é doado à Fazenda Esperança, para fabricação de sabão. As doações podem ser feitas na Caerr São Pedro, Igreja São Francisco, Igreja São Bento e Igreja Nossa Senhora da Consolata. Os agendamentos para visitas e palestras podem ser feitos pelo site da Companhia (www.caerr.com.br) ou pelo 98403.9077.

INVESTIMENTOS – Para solucionar e prever os eventuais riscos de extravasamento, a Companhia tem investido na aquisição de equipamentos e materiais, como bombas eletromecânicas, quadro de comando elétrico, peças de reposição e geradoras de energia.

Em março, o Governo do Estado entregou mais uma Estação Elevatória de esgoto para a cidade de Boa Vista, localizada no bairro Raiar do Sol. A unidade já foi concluída e liberada para uso. A elevatória vai coletar e tratar os resíduos vindos da rede coletora de esgoto dos bairros Bela Vista (parte), Nova Cidade (parte) e Raiar do Sol. Para a sua construção foram investidos R$ 2.169.157,97.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores