CAÇA FRAUDES – Caerr intensifica combate a fraudes em ligações de água em bairros da capital

Entre as diversas medidas adotadas para o combate às perdas e ao desperdício, o governo do Estado tem intensificado o trabalho de campo na identificação de fraudes e irregularidades nas ligações da água. Equipes da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) estão nas ruas e nesta quinta-feira (6), colaboradores do setor de Divisão de Gestão de Parque de Hidrômetros realizaram o trabalho de fiscalização. Um aliado importante auxilia essas ações, o georadar, mais conhecido como caça-fraudes.
Em março, a Companhia detectou cerca de 80 irregularidades nas ligações de água. Esse mês, com a ajuda do georadar, a equipe terá mais precisão na hora de localizar qualquer tipo de fraude, pois o aparelho localiza interferências subterrâneas, como objetos enterrados no subsolo, tanto metálicos, não metálicos, esgotos, cabos, etc.
“Nossa meta é descobrir as possíveis irregularidades nas ligações de água. O aparelho de georadar auxilia muito nesse processo. Nossos colaboradores estão se empenhando ao máximo para executar um bom trabalho nas ruas”, considerou a gerente de Serviços, Arminda Rocha.
“Além de ser uma aliada no combate ao desperdício de água, a intensificação das ações do caça-fraudes permite a Companhia uma recuperação financeira em sua receita. Todo o recurso angariado é revertido em melhorias nos serviços oferecidos pela nossa empresa”, explicou o presidente Danque Esbell.
INFRAÇÕES
Existem vários tipos de infração e as mais detectadas são as ligações clandestinas, que são aquelas executadas sem o conhecimento da Caerr em uma residência que não possui ligação de água. O by pass é uma ligação paralela à oficial, ou seja, é uma tubulação conectada na entrada até a saída da água, sem passar pelo hidrômetro. São comuns também as violações do hidrômetro, desvios de ramal ou qualquer tipo de intervenção indevida.
A prática de realizar ligações fraudulentas é passível de multas e pode chegar até R$ 435,12 e abertura de boletim de ocorrência

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caer

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores