BRK Ambiental leva jogo de tabuleiro gigante para falar sobre saneamento em escolas

Por Comunicação da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim 

A BRK Ambiental iniciou uma série de visitas a oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e ao Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) de Cachoeiro de Itapemirim (ES), onde desenvolverá atividades com alunos do Maternal IV, Pré II e Infantil III, para incentivar os cuidados com a água e falar sobre a importância do saneamento básico.

As dinâmicas estão sendo realizadas pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários. Por meio de muita música e de um jogo educativo de tabuleiro, eles desenvolvem com os estudantes temas como a importância da água, o descarte correto de lixo e o que é saneamento básico, entre outras questões.

O jogo educativo foi apelidado de “Corrida do Saneamento”. Nele, as crianças formam dois times e cada um escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro, que foi impresso em lona com tamanho de três metros de comprimento por dois metros de altura. “A atividade é voltada para crianças de 4 e 5 anos, então, por meio da brincadeira, passamos conhecimentos importantes para despertar novos olhares e transformar a maneira como elas se relacionam com os recursos naturais”, afirma Micheline Bernabé.

No jogo de tabuleiro, cada casa possui informações sobre meio ambiente, preservação e saneamento, e as canções infantis que falam sobre o meio ambiente, executadas durante a competição pelo artista Vitor Lendários, completam a diversão. “Durante o jogo, crianças de outras turmas ficam na torcida. Tudo é muito animado. É uma maneira prazerosa de se aprender mais sobre o meio ambiente”, completa.

As primeiras escolas a receberem a visita da BRK Ambiental foram a EMEB Padre Gino Zatelli e a EMEB Padre Jefferson Luiz de Magalhães, na segunda-feira, 10 de setembro. A gestora da EMEB Padre Gino Zatelli, Beigler Aparecida Rabbi Machado, conta que as crianças se mostraram participativas e interessadas durante a apresentação. “Interagiram muito, brincaram e jogaram o jogo de tabuleiro. A forma lúdica é interessante porque educa brincando”, destacou.

De acordo com a pedagoga da EMEB Padre Jefferson Luiz de Magalhães, Cristina Pereira Cardoso Amorim, os professores também estão bastante envolvidos com o projeto. “A questão do cuidado com o meio ambiente já faz parte de nosso planejamento pedagógico, e quando é trabalhada de forma lúdica fica ainda mais significativa para eles”, afirma.

As visitas da BRK Ambiental às instituições de ensino ocorrerão até o mês de outubro. Micheline Bernabé explica que esta é a segunda etapa do Programa Cuidar Mais. “Na primeira fase, os pedagogos e professores trabalharam temas de educação sanitária e ambiental em sala de aula, por meio de vídeos educativos e produção de desenhos. As famílias também foram envolvidas nas atividades e, dessa forma, buscamos reconectar a sociedade com os recursos naturais”, enfatiza.

Na última etapa do programa, será realizada uma Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas participantes, que poderão ser apresentações de danças, teatro, paródias, entre outras. A expectativa é de que o evento aconteça no mês de novembro, em uma praça pública de Cachoeiro de Itapemirim.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores