Por Marcelo Ribeiro, Cristiane Bonfanti e Andrea Jubé – Valor Econômico

BRASÍLIA – Durante cerimônia de anúncio do repasse de recursos para expansão e modernização do metrô do Distrito Federal nesta segunda-feira (22), o presidente Michel Temer (MDB) enfatizou o papel do seu governo nas reformas.

“De reforma em reforma, do reequilíbrio das contas públicas, vamos renovando as questões governamentais, como por exemplo a renovação do ensino médio, a nova lei de concessões e privatizações. Estamos renovando o país”, disse.

Para as obras do novo trecho do metrô da região, serão destinados mais R$ 330 milhões de investimentos do governo federal. Segundo o emedebista, a sociedade brasileira “clama por serviços públicos de qualidade” e quer, cada vez mais, melhores transporte, saúde, educação e saneamento.

“A solenidade tem um significado grande. Estamos tratando da mobilidade urbana, que é um dos grandes desafios do nosso tempo. O metrô, dos sistemas de transporte, é o mais rápido e veloz que atende a população. É decisivo para o desenvolvimento da capital. Trata-se de demanda antiga do brasiliense”, disse Temer.

No início de seu discurso, Temer afirmou que a cooperação entre União, Estados e municípios faz parte do pacto federativo. “Eu fico muito feliz de nós estarmos, graças ao empenho do [ministro das Cidades, Alexandre] Baldy e ao pleito dos deputados federais aqui do DF, podendo assinar esse termo de cooperação entre a União e o DF. Está muito ligado ao princípio federativo. Cada vez mais, se os Estados e municípios forem fortes, forte igualmente será a União”.

Temer citou outras ocasiões em que houve cooperação entre os governos estaduais e municipais e a União, como “os atos normativos em benefício aos municípios, seja parcelando débito previdenciário em mais de 200 vezes, já que os municípios estavam inadimplentes, seja fornecendo valores ao final do ano para que municípios pudessem fechar seus balanços”.