Presidente eleito se reunirá com parlamentares de MDB, PRB, PR e PSDB. Nas viagens a Brasília, Bolsonaro costuma anunciar ministros; faltam Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Por Guilherme Mazui e Cristina Boeckel, G1 — Brasília e Rio de Janeiro

04/12/2018 05h00

O presidente eleito Jair Bolsonaro retorna a Brasília nesta terça-feira (4) para iniciar uma série de encontros com representantes de partidos políticos, futuros ministros e autoridades.

Ele deixou o condomínio onde vive, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, às 5h30, em direção à Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, onde chegou às 6h10. A previsão é de que ele desembarque em Brasília por volta das 8h30.

A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê reuniões de Bolsonaro com MDB, PRB, PR e PSDB – os quatro partidos reúnem atualmente 163 deputados e terão 126 a partir de fevereiro de 2019, quando se inicia a próxima legislatura.

Está é a quinta viagem de Bolsonaro à capital federal desde a vitória no segundo turno da eleição presidencial, em 28 de outubro. O presidente eleito deve voltar para o Rio no fim da tarde de quinta-feira (5), em um voo da FAB.

Bolsonaro está acompanhado de Hélio Bolsonaro e do senador eleito Flávio Bolsonaro.

Antes de embarcar, o presidente eleito publicou em sua conta no Twitter que a viagem a Brasília servirá para que o governo de transição decida “estratégias e nomes que comporão” o futuro governo.

Em direção à Brasília para mais uma rodada de compromissos para decidirmos estratégias e nomes que comporão o governo, iniciando antes do mandato presidencial o alinhamento de proposições com dados técnicos a serem absorvidos e divulgados à população! 👍🏻

Agenda

Saiba a agenda de Bolsonaro em Brasília, segundo a assessoria da transição:

Terça-feira (4)

7h: decolagem para Brasília

10h: audiência com a ministra Tereza Cristina (Agricultura)

14h30: recebe autoridades

15h: reunião com a bancada do MDB

16h30: reunião com a bancada PRB

Quarta-feira (5)

9h: recebe autoridades diplomáticas na Granja do Torto

11h: audiência no quartel-general do Exército

15h: reunião com a bancada do PR

16h30: reunião com a bancada do PSDB

Quinta-feira (6)

9h: recebe autoridades e parlamentares na Granja do Torto

17h: retorno ao Rio de Janeiro

Articulação política

Os encontros oficiais desta semana serão os primeiros de Bolsonaro com bancadas de partidos. Até o momento, ele priorizou conversas e indicações ministeriais feitas por bancadas temáticas, como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, participará das conversas com as bancadas partidárias no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição.

Lorenzoni responderá pela articulação política do governo no Congresso Nacional, onde o governo tentará aprovar projetos como a reforma da Previdência.

À colunista do G1 Andréia Sadi, Onyx disse que, nas reuniões, Bolsonaro mostrará uma “uma nova fórmula de relacionamento” com os partidos, “sem distribuição de cargos”.

Novos ministros

Bolsonaro também deve tentar fechar até esta semana a equipe ministerial.

Ao todo, serão 22 ministérios, e 20 ministros já foram anunciados – faltam os de Meio Ambiente e Direitos Humanos.