Segundo Petrobras, banco tem ações da empresa para ‘investimento’ e mudanças não alteram controle ou estrutura administrativa da estatal.

Por Reuters – Publicado no Portal G1

26/02/2018 11h31

A Petrobras informou nesta segunda-feira (26) que o BNDES Participações (BNDESPar) vendeu ações preferenciais emitidas pela petroleira, de modo que a instituição e o próprio BNDES passaram a ter uma fatia inferior a 25% dos papéis preferenciais da companhia.

Em comunicado, a Petrobras destacou que em 20 de fevereiro as duas instituições detinham 25,199% de participação nas ações. Mas a BNDESPar alienou quase 20 milhões de ações e, agora, a participação de ambos caiu para 24,842%.

No último pregao, a ação PN da Petrobras fechou em R$ 21,12 – se a venda for feita por esse valor, a BNDESPar teria ganhado cerca de R$ 422 milhões com a venda dos 20 milhões de papéis.

“O objetivo das participações societárias mencionadas é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Petrobras”, destacou a estatal.

Ainda segundo a petroleira, “não foram celebrados, pelo BNDES e BNDESPar, quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Petrobras”.