Por João Borges – Portal G1

18/12/2017 11h22

O resultado do IBC-Br, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central, registrando alta de 0,29% em outubro na comparação com setembro, é um indicativo de que a autoridade monetária vai elevar para cima a projeção de crescimento da economia para este ano.

O número constará do relatório trimestral de inflação que o Banco Central vai divulgar na quinta-feira (21) e trará também a projeção para o crescimento da economia no ano que vem. No relatório divulgado em setembro o Banco Central projetava crescimento de 0,7% para este ano.

O relatório de setembro previa também inflação de 3,2%. Na ata do Comitê de Política Monetária ( copom) divulgada na semana passada, o Banco Central já reduziu a projeção para 2,9%.

O crescimento de 0,29% do IBC-Br de outubro é o maior desde dezembro de 2015. Um número forte, mas não necessariamente uma surpresa. Apesar da queda de 0,8% no setor de serviços, registrada pelo IBGE e divulgada na semana, a visão geral entre os analistas é de que a economia entrou no quarto trimestre com viés de alta.

O ano de 2017 então vai se encerrando com inflação muito abaixo do que se previa até alguns meses atrás e com crescimento um pouco melhor.