Visando aprimorar as ações desenvolvidas pela Associação, identificar demandas importantes ao conjunto das associadas e, principalmente, oferecer informações estratégicas para as Empresas Estaduais de Saneamento, foram criados pela Aesbe, há mais de cinco anos, o Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e o Sistema de Informações Financeiras (SICOF).

As informações contidas no banco de dados da Aesbe são as mesmas do SNIS, elaboradas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Entretanto, as contidas nos sistemas SIG e SICOF utilizadas pela Aesbe são mais atualizadas e sucintas e referem-se apenas ao segmento estadual.

Os sistemas SIG e SICOF são constituídos por um total de 59 informações operacionais e financeiras, além de 48 indicadores econômico-financeiros e operacionais de água e de esgoto.

Desta forma, vimos solicitar que as empresas atualizem  esses Sistemas de Informações (SIG/SICOF) em suas bases de dados e enviem de forma sistemática para a Aesbe para que sejam produzidas informações atualizadas e permanentes às nossas associadas e a mídia em geral.

Lembramos por fim, que o site da Aesbe foi reformulado e caso a equipe técnica das empresas precisem de uma nova senha para acessar o banco de dados da Aesbe, devem solicitar pelo e-mail: informatica@aesbe.org.br ou pelo contato: (61) 3022-9611.