Por Rodrigo Carro – Valor Econômico

05/12/2018 – 19:23

RIO – A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou, na tarde desta quarta-feira (5), o veto do governador afastado Luiz Fernando Pezão (MDB) à emenda que suspende o aval para a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Pelo acordo fechado entre o governo fluminense e a União, dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), até 50% das ações da companhia de saneamento foram dadas como garantia para um empréstimo de R$ 2,9 bilhões contraído pelo Estado junto ao BNP Paribas.

Dos 70 deputados da Alerj, 44 votaram favoravelmente à derrubada do veto e um se manifestou contrariamente — oito parlamentares se abstiveram. Na semana passada, o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, havia apelado aos deputados que mantivessem o veto de Luiz Fernando Pezão à emenda, de forma a preservar o RRF.

A Alerj estava paralisada por causa da obstrução da pauta de discussão, o que inviabilizaria a votação de temas essenciais para o novo governador, como por exemplo a renovação do estado de calamidade pública financeira.