De 1.894 avaliados, 1.613 sofrem com falta de acesso aos serviços de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos. Entre as capitais, apenas Curitiba está na categoria ‘rumo à universalização’.

Por G1

13/06/2018 07h51

Apenas 4 cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneameto básico para toda a população.

Somente 80 cidades, cerca de 15%, ficaram na categoria “rumo à universalização” e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos), por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo.

Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada ena categoria “rumo à universalização” (acima de 489 pontos). Na sequência, estão Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre. A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: “primeiros passos para a universalização”.

No quesito abastecimento de água, Curitiba, João Pessoa, Porto Alegre e Florianópolis atendem 100% da população. Em tratamento de esgoto, Curitiba, Salvador, Maceió e Brasília alcançaram a universalização.

Para entender o ranking

O ranking avaliou nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades.

O levantamento apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada.

Os municípios foram divididos em 4 categorias, segundo a pontuação: rumo à universalização (80), compromisso com a universalização (201), empenho para a universalização (1342) e primeiros passos (271).

No quesito abastecimento de água, apenas 59 municípios atingiram a pontuação máxima. Entre as cidades de pequeno e médio portes que atingiram a pontuação máxima, 95% (39) são do Sudeste. Apenas Tamandaré (PE) e Ibiporã (PR) alcançaram essa pontuação nas regiões Nordeste e Sul, respectivamente.

Ainda segundo o ranking, chama a atenção a falta de destinação adequada dos resíduos sólidos na maioria dos municípios enquadrados na categoria “Primeiros passos para a universalização”.

Segundo a ABES, a análise dos dados de sanemaneto e e de saúde mostram ainda que quanto maior o acesso aos serviços de água e esgoto, menor a incidência de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

As 80 cidades rumo à universalização

Das 80 cidades que

Municípios de grande porte:

Araçatuba, SP

Araraquara, SP

Birigui, SP

Botucatu, SP

Cambé, PR

Cascavel, PR

Catanduva, SP

Curitiba, PR

Franca, SP

Jundiaí, SP

Leme, SP

Limeira, SP

Londrina, PR

Maringá, PR

Niterói, RJ

Pindamonhangaba, SP

Pinhais, PR

Piracicaba, SP

Poá, SP

Ribeirão Preto, SP

Salto, SP

Santos, SP

São Caetano do Sul, SP

São Carlos, SP

São José dos Campos, SP

Sertãozinho, SP

Sorocaba, SP

Taubaté, SP

Uberlândia, MG

Municípios de pequeno e médio portes:

Avaré, SP

Barbosa, SP

Bariri, SP

Bilac, SP

Bocaina, SP

Brodowski, SP

Buritama, SP

Campo Mourão, PR

Cerquilho, SP

Chavantes, SP

Colina, SP

Cornélio Procópio, PR

Dourado, SP

Dracena, SP

Fernandópolis, SP

Guaíra, SP

Guarantã, SP

Guaratuba, PR

Guariba, SP

Ibiporã, PR

Igaraçu do Tietê, SP

Ilha Solteira, SP

Ipuã, SP

Iracemápolis, SP

Itajobi, SP

Jaboticabal, SP

Lagoa da Prata, MG

Lins, SP

Macatuba, SP

Matão, SP

Mirassol, SP

Monte Alto, SP

Nova Europa, SP

Nuporanga, SP

Orlândia, SP

Ouroeste, SP

Pará de Minas, MG

Quintana, SP

Santa Adélia, SP

Santa Ernestina, SP

Santa Fé do Sul, SP

Santa Gertrudes, SP

Santo Antônio de Posse, SP

São João da Boa Vista, SP

São José da Bela Vista, SP

Tabapuã, SP

Taiúva, SP

Taquaral, SP

Tupã, SP

Uchoa, SP

Votuporanga, SP