Ray Santos – Jornal Dia a Dia

 29 de novembro de 2017

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, ao participar, nesta terça-feira (28), da abertura do seminário nacional Governança & Parcerias – oportunidades para o saneamento, ressaltou a importância de uma ação conjunta para a discussão do novo marco do setor. “Se envidarmos os maiores esforços, encontraremos soluções para evitar esses números”, disse. O evento, que ocorre em Brasília (DF), é uma promoção da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

Dados dos serviços de água e esgoto do Ministério das Cidades, de 2015, apontam 28 milhões de domicílios brasileiros sem esgoto. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostra que um terço dos brasileiros mora em casas sem qualquer forma de esgoto.

Segundo Baldy, é preciso ultrapassar obstáculos, com resultados. Ele colocou o Ministério das Cidades à disposição para esse debate. “Queremos, sim, que os Planos de Saneamento Básico possam ser colocados cada vez mais em prática”, reiterou.

O titular da pasta destacou ainda a importância da criação de uma legislação que possa contribuir para a desburocratização do setor e, com isso, atrair mais investimentos. E concluiu: “Nosso objetivo é voltar todas as energias, juntamente com as secretarias do Ministério, para que possamos criar um marco capaz de deixar condições mais exitosas para o saneamento básico brasileiro.”

Evento – O evento prossegue até quinta-feira (30), com painéis que tratarão de temas como água, regulação, legislação, cases, perspectivas e educação ambiental. Reúne empresas estaduais de saneamento e instituições do setor.