[vc_row][vc_column][vc_column_text]A água proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) está sendo reutilizada por empresas privadas e prefeituras em atividades industriais, construção civil e irrigação de espaços públicos no Espírito Santo (ES). O objetivo é evitar o uso e consequente desperdício de água tratada. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), responsável pelo fornecimento, submete o efluente das Estações de Tratamento a um processo de limpeza capaz de remover entre 95 e 99% da carga orgânica de esgoto, o que deixa a água própria para manuseio humano.

Fernando Baptista, engenheiro da Divisão de Gestão Ambiental da Cesan, afirma que a qualidade da água reciclada é bem próxima da tratada. “O efluente, após passar por um processo de desinfecção por um equipamento ultra-violeta, recebe cloro granulado, que mantém a quantidade de cloro acima de 1 mg/l. Isso significa que a água de reúso é 100% segura para ser manuseada por humanos e pode ser utilizada para fins menos nobres”.

A Prefeitura de Vila Velha foi a primeira a utilizar água das Estações de Tratamento, no ano de 2015, quando a Agência Estadual de Recursos Hídricos, em função a crise hídrica, determinou a proibição do uso de água tratada para atividades diversas ao consumo humano. Desde então, a Prefeitura coleta água na ETE de Araçás para irrigação de áreas verdes e lavagem de ruas onde ocorrem as feiras livres. De acordo com a secretária de Serviços Urbanos de Vila Velha, Marizete de Oliveira, a Prefeitura economiza cerca de 80 mil litros de água diariamente ao utilizar água das ETEs.

 

“Cada litro de água de reúso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais. É uma maneira eficaz de assegurar que as gerações futuras tenham acesso a esse recurso tão precioso e essencial à vida, que é a água potável”, observa Marizete.

Segundo Fernando Baptista, além de evitar o desperdício, a água das ETEs também representa uma economia financeira para quem compra, pois o valor é mais baixo do que o da água potável. O engenheiro alerta que, para adquirir esse produto, é preciso atender algumas exigências estabelecidas na Norma de Utilização da Água das Estações de Tratamento, tais como: a presença de um engenheiro responsável por atender as especificações legais e a correta sinalização do transporte dessa água, que deve ser feito por veículo próprio, o qual não pode ser utilizado para transportar água potável.

Fonte: Gerência de Comunicação da Cesan[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/qEigwuuEm9U” el_width=”50″ align=”center”][/vc_column][/vc_row]