Agespisa faz melhorias na Estação de Tratamento de Água de São João do Piauí

Por Assessoria de Comunicação da Agespisa

Operário trabalha no serviço de recuperação da torre de aeração do sistema de tratamento de água de São João do Piauí

A Estação de Tratamento de Água I da cidade de São João do Piauí, localizada a 446 quilômetros ao sul de Teresina, recebeu melhorias e serviços de manutenção para reforçar a qualidade dos serviços prestados à população.

O filtro da ETA I foi totalmente recuperado, com estratificação de leito, colocação de leito de areia novo, desobstrução do sistema de interface do filtro e desinfecção das camadas pela aplicação de cloro.

A torre de aeração do sistema de tratamento de água ganhou mais eficiência com os serviços de manutenção. As bandejas do sistema de oxidação de ferro, que estavam incompletas e danificadas, foram recompostas e ainda foram executadas lavagem, desinfecção e desobstrução dos furos de passagem da água, aumentando a eficiência de aeração e consequentemente a remoção de ferro na água. Os serviços exigiram o uso de um caminhão munck.

Importante etapa do tratamento da água, a aeração consiste em colocar a água em contato com o ar, facilitando a troca de gases e substâncias voláteis entre eles e auxiliando na oxidação e precipitação do ferro e do manganês, considerados compostos indesejáveis. “O processo reduz custos, melhora a eficiência e facilita o controle dos odores no tratamento da água”, afirma Elgenir Rocha, gerente de Controle de Qualidade.

Atualmente, o tratamento de água em São João do Piauí é feito por meio de duas ETA’s.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores