Aesa apresenta monitoramento em tempo real das águas da transposição na Paraíba

A vazão das águas da transposição do rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta pelo Governo da Paraíba. O monitoramento em tempo real foi apresentado na última quarta-feira (1) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) aos participantes do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias, que está sendo realizado em João Pessoa (PB).

Quatro plataformas de coletas de dados instaladas ao longo do curso do rio Paraíba informam, via internet, a quantidade de água que sai da cidade de Monteiro e chega no açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

“Já instalamos a quinta plataforma e a expectativa é de que ela funcione ainda este mês e vamos adquirir a sexta em breve. A vazão em tempo real é um instrumento importante na fiscalização da água que está sendo retirada do rio. Além disso, fazemos o monitoramento do rio com imagens de satélites e feitas por drones”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Na manhã da última quarta-feira, as plataformas localizadas no município de Monteiro apresentaram as seguintes vazões: 2.97 m³/s e 2.94 m³/s. No sítio Queimação, em Camalaú, 3.62 m³/s e 3.44 m³/s no sítio Conceição, em Sumé. Os dados em tempo real estão disponíveis no site da Aesa, www.aesa.pb.gov.br.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores