Adutora TransParaíba: Governador da Paraíba percorre seis cidades e conclui Caravana Curimataú em Picuí (PB)

O governador Ricardo Coutinho concluiu, na noite da última quarta-feira (10), na cidade de Picuí (PB),  a Caravana Curimataú, que teve início ainda pela manhã no município de Soledade. Durante todo dia, o chefe do Executivo e comitiva percorreram seis dos 19 municípios que vão ser beneficiados com o Sistema Adutor TransParaíba. Na ocasião, foi assinada a ordem de abertura da licitação da adutora, que vai garantir a segurança hídrica para cerca de 150 mil moradores das regiões do Curimataú e do Agreste paraibano que sofrem há décadas com a escassez d’água. A obra faz parte do programa Mais Trabalho e prevê investimentos da ordem de R$ 220 milhões.
Na parte da manhã, Ricardo assinou a ordem de abertura da licitação do Sistema Adutor TransParaíba em Soledade, São Vicente do Seridó e Cubati. À tarde as solenidades ocorreram em Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí. Nos municípios de Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó também foram assinadas ordens de serviço para construção de barragens.
Em Picuí, o governador Ricardo Coutinho encerrou a Caravana Curimataú e recebeu o título de Cidadão Picuiense, concedido pela Câmara Municipal, em reconhecimento aos benefícios que o Governo do Estado, em sua gestão, levou ao município. A uma multidão, Ricardo agradeceu o título e sobre o Sistema Adutor TransParaíba  disse ser este o mais importante processo da história governamental da Paraíba. “É a maior obra que esse Estado já fez com recursos próprios, que é o que estou anunciando hoje a licitação da adutora TransParaíba. É a obra do presente para o futuro da Paraíba. Nenhum outro governador na história da Paraíba ousou em investir tanto na região do Curimataú”, pontuou.
Ricardo ressaltou que, apesar de o Estado da Paraíba ser o sétimo do país em situação fiscal equilibrada, o Governo federal tem negado o direito constitucional de contrair empréstimos, inclusive para a construção da adutora TransParaíba. A Paraíba tentou mas também não conseguiu emenda impositiva via bancada federal. Por isso, como governador e cidadão paraibano, decidiu que fará a obra com recursos do Tesouro do Estado. “É a maior obra hídrica da Paraíba”, destacou.
O secretário João Azevedo também lembrou que a Paraíba hoje tem a sétima melhor economia do país em termos de gestão pública. E afirmou: “Isto é fruto de trabalho, fruto da determinação do governador Ricardo Coutinho, porque torna possível a realização de sonhos. O governo vem mantendo investimentos na área de recursos hídricos acima de 2 bilhões de reais e principalmente na região do Curimataú nós sabemos o valor que tem obras hídricas”.
O secretário de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, destacou que Ricardo Coutinho dará segurança hídrica para o Curimataú, “porque o investimento que o governador determinou se transforma na obra mais importante da história do Curimataú e do Seridó e por isso o nosso sentimento é de gratidão porque o senhor traz para todos nós esperança de dias melhores, de garantia hídrica para nossos conterrâneos”.
“Com a chegada das obras do São Francisco e esses novos investimentos que trazem água de qualidade para o nosso povo, o governo mostra que tem um olhar voltado para essa região que tanto necessita de políticas públicas. A Paraíba segue atravessando uma crise com grandes obras e realizações”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia. Os deputados Hervázio Bezerra, João Gonçalves, e Sérgio Rafael, também participaram da caravana.
Para o prefeito de Nova Palmeira, Ailton Gomes, a obra da estrada foi importante “e muito melhor vai ser a água que ele vai trazer para nós através da adutora TransParaíba”. Prefeitos de diversos municípios da região participaram da Caravana Curimataú durante toda a quarta-feira.
O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da Transparaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm, uma estação de tratamento que irá trazer água de qualidade a população com capacidade de tratar mais de 544 l/s, e ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando em final de plano 148.000 mil habitantes em 19 municípios.
Barragens – Durante a Caravana Curimataú, o governador Ricardo Coutinho assinou ordens de serviço para a construção das barragens Porcos (Pedra Lavrada) e Cacimbinha (São Vicente do Seridó). Os investimentos nos equipamentos ultrapassam R$10 milhões. As barragens também fazem parte do Programa Mais Trabalho, no qual serão investidos mais de meio bilhão de reais em obras que visam a melhoria da qualidade de vida do paraibano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cagepa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores