Ações da Cedae no Dia Mundial da Água no RJ

Por Assessoria de Comunicação da Cedae

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) está realizando uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Água, a ser celebrado nesta sexta-feira, dia 22 de março. A data foi instituída em 1992 pela Assembleia Geral da ONU por meio da resolução 47/193. O objetivo era chamar a atenção da comunidade internacional para a necessidade de proteger e melhorar a qualidade da água consumida no mundo. Desde então, o tema tem mobilizado governos, organismos internacionais, empresas, ONGs e especialistas.

Haverá distribuição de 5 mil mudas nativas da Mata Atlântica na Estação Central do Brasil, onde passam milhares de pessoas diariamente. Serão espécies como Pau brasil, Ipê amarelo e Jacarandá, além de árvores frutíferas da região como Jabuticaba, Grumixama, Pitanga, Cajá mirim e Jenipapo, entre outras.

A ação da Cedae, em parceria com a SuperVia, tem como objetivo conscientizar a população para a importância das florestas na conservação e proteção dos mananciais de abastecimento. Será montado um estande no local para distribuição de material educativo sobre o Programa Replantando Vida. Além disso, os “aguadeiros” estarão no local distribuindo água à população.

Também nesta sexta-feira, na Baixada Fluminense, o II seminário ‘Águas de Mesquita’ contará com a presença de representante da Companhia ministrando palestra sobre Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A palestra também será apresentada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Iguaçu, com a apresentação da mini-ETA, e no Condomínio Minha Casa Minha Vida de São João de Meriti, em parceria com a ONG Casa de Cultura.

Já no sábado, dia 23, está prevista uma palestra com temas relacionados à qualidade da água e a importância da economia no consumo da água, em evento realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Geral de Planejamento, no Tribunal de Contas do Estado. Em Campo Grande, a CEDAE dará apoio ao evento ‘Passando o Rio a Limpo’, a partir das 8 horas, às margens do rio Cabuçu-Mirim (Paróquia Santa Rita de Cássia, Avenida Mariana, 12, Campo Grande).

E no dia 25 de março, representantes da Companhia apresentarão uma palestra sobre o uso consciente da água, na Fábrica da AMBEV, na zona oeste do Rio de Janeiro. Além da palestra, haverá doação e plantio de mudas florestais.

A CEDAE também promoverá plantios em quatro municípios. Em Bananal, no estado de São Paulo, mais de 50 voluntários irão plantar 1.500 mudas na mata ciliar do Rio Bananal, um importante afluente do Rio Paraíba do Sul.

A Companhia tem contribuído na recuperação de mananciais em todo o estado, fomentando ações de restauração florestal em locais estratégicos, contando com a parceria de diversos atores da sociedade. Outros plantios em comemoração ao dia da água também serão realizados com o apoio da CEDAE em Belford Roxo, Queimados e Japeri.

Todos estes eventos contam com a distribuição de mudas produzidas por apenados do sistema prisional que integram o Programa Replantando Vida, instituído pela Companhia em 2008 e que alia recuperação ambiental com inclusão social, pois emprega apenados do regime semiaberto, aberto e prisão albergue domiciliar nos sete viveiros mantidos pela Companhia no estado.

Vale lembrar que as ações da Cedae em torno do Dia Mundial da Água vêm sendo realizadas desde o início deste mês. No dia 14, a Companhia participou da Campanha de Trabalho Social, no Morro da Coroa, com apresentação de palestras e distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Naquele mesmo dia, foi realizada ação em parceria com a Defensoria Pública da União, com palestras sobre o uso consciente da água e a importância das florestas, em escolas dos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti. Em ambas as ocasiões, houve plantio e distribuição de mudas.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores