Ação “Esgoto Não é Lixo” atrai visitantes de shopping em Maceió

Campanha da Casal chama atenção para redes coletoras de esgoto

Por Assessoria de Comunicação da Casal 

Presidente da Casal, Clécio Falcão, visita espaço

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) encerrou neste domingo, 20, as atividades da ação “Esgoto não é Lixo – Inimigos do Esgoto”, que levou informação e atividades lúdicas para os visitantes de um shopping de Maceió. Desde quinta-feira, a companhia falou com a população sobre rede coletora de esgoto, cuidados, mau uso e uso correto desta rede. Foram tratados três pontos principais: “esgoto não é lixo”, “inimigos do esgoto” e “água da chuva não pode ser lançada na rede coletora”.

Além de explicação verbal, foram distribuídos materiais educativos e promovidas duas atividades interativas para crianças: um “encanamento” de esgoto com obstáculos (os inimigos) e um “boliche” em que os alvos eram esses inimigos da rede coletora. 

O objetivo foi de despertar a conscientização para o uso correto da rede coletora de esgoto, que atende boa parte dos bairros que ficam no entorno do shopping, e para os problemas oriundos do uso incorreto dessa rede.

Atividades lúdicas da ação “Esgoto Não é Lixo”

No estande, além de receber informações e material educativo impresso, o visitante foi convidado a participar de um jogo que imita o boliche cujo objetivo é derrubar os “inimigos do esgoto” – personagens que representam garrafa pet, papel higiênico, preservativo, fios de cabelo, óleo de cozinha, fio dental, resto de alimento e fraldas descartáveis.

“Nenhum desses materiais deve ser descartado no vaso sanitário ou nos ralos do chuveiro e das pias, pois são levados diretamente para a rede coletora de esgoto que, dessa forma, pode ser obstruída, causando os extravasamentos na rua”, alertou a assessora de Marketing e Relações Institucionais da Companhia, Reja Mércia.

Imagem do encanamento de esgoto com os inimigos obstruindo a passagem do efluente até o emissário submarino

Outra atividade lúdica para os visitantes, principalmente as crianças, foi de puxar os obstáculos que impedem a passagem de uma bola, que representa o esgoto, pela rede coletora até chegar ao emissário submarino.

“Atualmente, cerca de 37% de Maceió possuem rede coletora de esgoto. A meta é que, nos próximos dois anos, esse percentual chegue a 70%. Isso será possível com as obras que já estamos realizando na região do Tabuleiro do Martins e na região do Farol”, pontuou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

Segundo ele, no Tabuleiro, a obra ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada com a empresa Sanama. O investimento deve chegar a R$ 200 milhões, beneficiando aproximadamente 160 mil pessoas. Vários bairros serão contemplados, incluindo o Benedito Bentes, onde já começaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender à região.

No Farol, as obras são executadas pela empresa Sanema, por meio de um contrato de Locação de Ativos. O investimento previsto é de R$ 185 milhões, beneficiando 200 mil pessoas de diversos bairros do entorno. Tanto a implantação da rede coletora quanto a obra da ETE já começaram. A unidade está sendo erguida num local por trás do quartel do Exército.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores