Assessoria de Comunicação da Abes

20/09/2018

Foi prorrogado, até o dia 24 de setembro, o prazo para submissão de trabalhos técnicos do 1º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, que será realizado pela ABES-PR, em parceria com NCT ETEs Sustentáveis, ISAE e Sanepar , de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba/PR. Acesse aqui para inscrever o seu trabalho. O seminário é gratuito e as vagas são limitadas.

O encontro discutirá alternativas sustentáveis para o ciclo de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), seus resíduos e impactos. Além disso, o evento apresentará uma visão ampliada sobre o tema, com discussões técnico-científicas, contribuindo para a promoção de mudanças nos serviços de esgotamento sanitário.

O evento terá sete painéis temáticos e uma visita técnica (com pré-inscrição) ao Complexo ETE Belém e CSBioenergia. A ETE Belém, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é a maior estação de tratamento aeróbia do Paraná e fica ao lado da CSBioenergia, a maior usina geradora de energia a partir de resíduos do saneamento da América Latina.

Os principais resultados do evento e trabalhos técnicos serão compilados em anais, com a produção de um relatório com resumos das discussões nos painéis.

Pesquisa – O INCT – ETEs Sustentáveis produz conhecimento em linhas de pesquisa sobre gerenciamento de coleta e transporte de esgoto doméstico, controle de emissões gasosas e aproveitamento energético do biogás em ETEs, valorização dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto (lodo e escuma), remoção de microcontaminantes, remoção e recuperação de nutrientes e produção de água para reúso, gestão do saneamento, aspectos legais e institucionais e capacitação, formação de recursos humanos e transferência de conhecimento para setor empresarial, governo e sociedade.

O projeto é desenvolvido em rede e é conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais, ISAE Escola de Negócios, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade de São Paulo. O programa interdisciplinar desenvolve projetos de pesquisa, promove capacitação profissional, desenvolvimento de soluções tecnológicas, construção de conhecimento e formas de divulgação para a sociedade. O projeto recebe apoio do CNPq e tem mais de 200 pesquisadores brasileiros e de outros países.

Confira a programação do evento aqui.

Serviço:

O quê: 1º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto.

Quando: de 7 a 9 de novembro de 2018.

 

Onde: Museu Oscar Niemeyer, R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba, Paraná.