Por Fernanda Pires – Valor Econômico

11/02/2019 – 05:00

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) organiza missão Brasil-Canadá entre os dias 25 e 28 deste mês para promover oportunidades de investimentos e troca de experiências entre os setores de infraestrutura dos dois países.

Serão abordados os segmentos de energia elétrica, portos, aeroportos, logística e mobilidade urbana. A inciativa é fruto de uma parceria entre a Abdib e o consulado canadense. A organização confirmou presença de representantes dos seguintes fundos: Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), Brookfield, Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP), Export Development Canada (EDC), Caisse de dépôt, Ivanhoé Cambridge e do Banco Nacional do Canadá.

Do Brasil, está confirmada a participação de representantes de empresas e estruturados de contratos, como a Aegea Saneamento, Queiroz Galvão, Amaral Gurgel Advogados, Cascione Pulino Boulos & Santos Advogados, Tozzini Freire Advogados, Houer Concessões e da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).

Haverá também participação de representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, no âmbito federal. Além dos governos dos Estados de São Paulo e do Piauí.

Os participantes terão acesso a um curso sobre Parceria Público-Privada (PPP), com certificação pelo Conselho Canadense de PPPs, oportunidade para discutir questões relacionadas à estruturação, financiamento e gestão de PPPs no modelo canadense.

A programação inclui visitas técnicas, rodada de negócios e seminário para apresentar os projetos no Brasil. As rodadas de negócios serão oportunidades para conversas diretas entre empresas e governos brasileiros com representantes de fundos e investidores canadenses.

Os representantes dos governos brasileiros devem ressaltar a estrutura da administração pública responsável pela condução de projetos de concessões e PPPs; razões que tornam os projetos atrativos a investidores; e inovações regulatórias ou regras nos editais que reduzem riscos e dão segurança jurídica a investidores.