Obras de infraestrutura avançam em Porto Walter (AC)

Um grande investimento em infraestrutura e, consequentemente, em saúde pública, feito pelo governo do Acre já modifica o espaço urbano de Porto Walter (AC) e promove uma nova qualidade de vida para seus 11 mil habitantes.

O município, que fica na regional do Juruá, onde o acesso ao seu território é feito pelo modo aéreo ou fluvial, recebe as ações do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), executado pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa).

Os serviços de ampliação da rede de distribuição de água, para um fluxo de 24 horas por dia, coleta de esgoto em todo perímetro urbano e pavimentação em 13 quilômetros de ruas avançam significativamente na cidade.

“Queremos aproveitar o máximo deste verão. Temos a estimativa de entregar no fim do ano cerca de 80% das ruas pavimentadas, concluir o sistema de abastecimento e efetuar os testes do sistema de esgotamento sanitário”, informa o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Cerca de três quilômetros já foram pavimentados, assim como construídas 300 unidades de ligações domiciliares de água e 700 de esgoto. Está, ainda, em execução um quilômetro de drenagem de águas pluviais e feita a extensão de três quilômetros da rede de abastecimento.

“Iniciamos a construção de 50 módulos sanitários para famílias de baixa renda, além de três estações de tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias. O cronograma contempla rampa de concreto armado e Terminal de Transbordo para o porto da cidade”, destaca Magalhães.

Jairo Lima, morador da comunidade da Portelinha, celebra a chegada do pavimento a sua rua. Segundo ele, a dificuldade anteriormente enfrentada era tanta que ele comprava dois pares de botas por ano para se locomover, devido à lama.

“Morar aqui era complicado, era prejuízo total. Porém, o nosso governador Tião Viana honrou o compromisso dele com a gente e está trazendo o desenvolvimento para todos daqui. Meu sentimento é de gratidão”, disse Lima.

O recurso investido em Porto Walter é de R$ 34 milhões, oriundos de parceria entre a gestão estadual e o Banco Mundial.

Mais investimentos

O projeto demonstra o empenho do governo do Acre na inclusão social e econômica da população mais vulnerável das áreas rurais e urbanas e que vivem em áreas de difícil acesso.

Além de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa estão sendo contempladas na somatória de investimentos de R$ 100 milhões em saneamento ambiental integrado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores