49º CNSA oferece programação de minicursos

As capacitações visam orientar os municípios para a otimização do serviços públicos de saneamento.

Por Assessoria de Comunicação da Assemae

Com o objetivo de capacitar os participantes do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, a programação do evento vai oferecer seis minicursos sobre diferentes temáticas do setor. A iniciativa visa orientar os municípios para a otimização dos serviços públicos de saneamento, buscando a melhor qualidade de vida dos cidadãos.

A programação de minicursos começa na terça-feira, 07/05, das 9h às 12h, a partir do tema “Uso da Automação como Ferramenta para Redução de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água”. A capacitação faz parte de parceria entre a Assemae e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na ocasião, serão apresentados os sistemas de informações geográficas e as simulações hidráulicas que têm papel fundamental na operacionalidade e no controle dos sistemas de abastecimento de água dos municípios.

Outros dois minicursos serão realizados na tarde de terça-feira, 07/05. Como parte do Plano Nacional de Capacitações da Assemae, o público poderá conhecer mais sobre a “Aplicação de Conceitos de Qualidade na Gestão Pública do Saneamento”. Além disso, o Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água (ProEESA), parceria entre os governos brasileiro e alemão, oferecerá um minicurso de  eficiência energética, com foco no pré-diagnóstico e monitoramento das eficiências eletromecânicas e hidroenergéticas de sistemas elevatórios de água.

Na quarta-feira, 08/05, o quarto minicurso do evento abordará pela manhã a “Gestão de Alta Performance”, que pretende compartilhar práticas de gestão de equipes para alcançar resultados consistentes e executar de forma inteligente suas estratégias. Na parte da tarde, será a vez do tema “Boas Práticas para Gerar Informações Econômico-Financeiras Confiáveis”, momento em que os instrutores do ProEESA apresentarão os fluxos de informação associados à gestão comercial, financeira, tributária, contábil, de recursos humanos, compras, contratos, ativos e investimentos.

Encerrando o cronograma de capacitações, o sexto minicurso debaterá as “Boas Práticas para Gerar Informações Operacionais Confiáveis”, na quinta-feira, 09/05, das 14h às 16h. Na ocasião, serão comentados os fluxos de informação associados ao monitoramento dos índices de atendimento, manutenção do cadastro de redes, processo operacional, monitoramento do consumo energético, manutenção da rede de esgoto, controle da qualidade da água e gestão de tecnologia da informação.

Para participar dos minicursos, o participante deve se inscrever no evento de forma geral. O acesso a cada capacitação será realizado por ordem de chegada do público, ou seja, no momento em que a sala do minicurso atingir 50 participantes, o acesso fica bloqueado.

O Evento

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae ocorrerá de 06 a 10 de maio de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), marcando os 35 anos de criação da Assemae e os 300 da capital mato-grossense. O maior evento municipalista da área de saneamento pretende reunir mais de dois mil participantes, com a realização de mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico.

Consulte a programação completa do evento: clique aqui

Inscrições para o 49º CNSA: clique aqui

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account